Os seis objetos que fazem a diferença na decoração da casa

O Delas.pt esteve à conversa com a designer de interiores Ana Rita Soares para saber alguns truques que podem fazer a diferença na decoração das divisões e que erros devemos evitar. Com um atelier em nome próprio há 12 anos, Ana Rita acredita que o processo de decoração é algo que deve ser feito em conjunto com o cliente, e que as únicas tendências que devemos seguir são aquelas com as quais nos identificamos.

Ana Rita Soares é designer de interiores e será embaixadora da INTERCASA 2018, uma feira dedicada à casa que se realizará em outubro na FIL. Fotografia: DR

Se quiséssemos redecorar a nossa casa para a próxima estação, que tendências devíamos adotar?
Eu não sou grande fã de seguir tendências lançadas. Gosto de personalizar as casas à imagem dos meus clientes. Gosto de os surpreender. Mas isso pode conseguir-se recorrendo à última tendência da estação, como com uma peça de antiquário ou loja vintage… Mas claro, há sempre uma cor ou um padrão que está mais em voga, tal como na moda. Acho que devemos adotar a tendência de uma decoração com que nos identifiquemos, que seja funcional e adequada à nossa vivência na casa.

Que objetos encontramos facilmente em lojas que podem fazer toda a diferença?
As jarras, velas, esculturas, tapetes, almofadas ou candeeiros, que facilmente dão um novo look e mood a uma casa, e permitem mesmo criar decorações sazonais.

“Acho que devemos adotar a tendência de uma decoração com que nos identifiquemos, que seja funcional e adequada à nossa vivência na casa.”

Qual a divisão da casa mais fácil de redecorar?
Não sei se há mais fácil ou mais difícil. Cada projeto é um desafio. Há divisões muito grandes que se tornam difíceis exatamente devido ao excesso de metros quadrados disponíveis, mas também as divisões muito pequenas são por vezes verdadeiros quebra-cabeças. Encontro sempre dificuldades e desafios em todos os projetos. E é isso que gosto, me realiza e me dá “luta” todos os dias (risos).

Quais os truques para uma casa parecer maior?
A utilização de vidro nos tampos de mesa, espelhos a revestir as paredes e mobiliário são truques que visualmente iludem a que o espaço pareça maior. Tal como a utilização de cores claras nas paredes e tetos, tecidos claros e com menos padrão. Os padrões de grande escala também tendencialmente enchem mais o espaço. Riscas na horizontal alongam o espaço e riscas na vertical aumentam em altura.

Que erros mais se cometem na decoração em casa e se poderiam evitar?
Recorrentemente vejo um erro nas casas que visito, que tem a ver com a falta de escala / desproporção das peças de mobiliário relativamente ao espaço disponível. Peças de mobiliário enormes em espaços pequenos ou vice-versa. Poderia ser evitado se fosse feito um estudo de layout e disposição de mobiliário, recorrendo a desenhos em 2D e 3D, que é o primeiro passo de um projeto de decoração no atelier.

“As jarras, velas, esculturas, tapetes, almofadas ou candeeiros, que facilmente dão um novo look e mood a uma casa.”

Pode partilhar connosco algumas dicas de decoração?
Uma das dicas de decoração e funcionalidade que acho que faz toda a diferença no conforto e ambiência de uma casa é optar por lâmpadas de luz amarela, pois só assim se consegue uma atmosfera intimista e acolhedora (excetuando zonas demasiado técnicas e de trabalho, em que se poderá opar pela luz branca). No meu livro “Dê uma volta à sua casa” encontram centenas de dicas de decoração, que passam pela escolha adequada das cores de cada divisão, escolha dos tecidos, eleição de um estilo para a decoração, dicas de como decorar um corredor ou hall de entrada, ou até mesmo pela forma como se deve pendurar um quadro na parede.

Agora que já sabe alguns truques de decoração, percorra a galeria acima para ver alguns objetos que pode utilizar para redecorar a sua casa sem gastar demasiado dinheiro.

33 novidades do IKEA a partir de €1,99 que vão mudar a sua casa

Torne a sua casa mais sustentável sem gastar muito dinheiro