Os sete passos para ter umas férias memoráveis com os mais pequenos

ferias
[Fotografia: iStock]

Viajar com crianças não é a mesma coisa que viajar com adultos. É preciso um pouco mais de organização, planeamento e uma boa dose de paciência. Mas, muitas vezes, quem complica não são os mais novos, mas sim os adultos. Na verdade, é preciso pouco para deixar uma criança feliz, até porque elas adaptam-se de maneira mais rápida aos ambientes que as rodeiam.

A pensar em todas as mulheres que lidam com crianças pequenas, o Delas.pt reuniu um conjunto de sete dicas para que possa aproveitar as suas férias da melhor maneira possível, minimizando os momentos de stress e confusão.

Não leve muita bagagem: Viajar com muitas malas pode ser um fator de stress. Há várias coisas que a podem distrair de tomar conta dos mais novos. Opte por levar apenas o essencial e, quando chegar ao destino, pode ir comprando aquilo que acha que lhe está a fazer falta.

Leve os brinquedos preferidos da criança: Não é necessário levar a caixa dos brinquedos do mais pequeno às costas. Leve apenas aqueles que considera que a criança gosta mais e que seja especialmente apegada. Por exemplo, se a criança começar a chorar, pode sempre dar-lhe o peluche preferido para tentar acalmá-la.

Mantenha a calma: É natural que as crianças, de vez em quando, decidam fazer uma birra. Nestes momentos, respire fundo e tente manter a calma. Ter paciência é a chave para conseguir aproveitar e ter umas férias relaxantes.

Escolha se quer fazer umas férias longas ou apenas uma pausa: No verão, as crianças têm muito mais dias de férias do que os adultos e, portanto, o tempo que decide despender nas férias é um detalhe importante. O que precisa de fazer é colocar numa balança os benefícios que pode tirar entre escolher umas férias longas ou apenas uns dias. Se escolher fazer apenas uma pausa de quatro dias, vai poupar mais dinheiro e, na verdade, com um pouco de sorte, consegue tirar esses dias em qualquer época do ano. Mas, neste caso, vai passar menos tempo com quem escolhe viajar, algo que não acontece se escolher umas férias longas. Para além de ter mais tempo com os que mais gosta, também pode visitar mais locais. No entanto, não é durante qualquer época do ano que pode fazer isto, até porque as crianças têm aulas durante o tempo mais frio. Assim sendo, a estação mais adequada para tirar estas férias será o verão. Mas tenha em conta que nesta altura do ano os preços das viagens e hotéis, geralmente, aumentam.

Inclua atividades infantis: Tente sempre incluir algo que agrade as crianças e que as faça divertir. Por exemplo, pode levá-las à piscina com escorregas, ou ir até um parque de diversões. Garanta que a criança não está entediada, caso contrário, ela pode entrar em stress que, por sua vez, pode gerar birras.

Escolha um destino adequado: Antes de ir viajar com crianças, deve ter em mente que o destino que escolher deve ser um lugar onde elas também se possam divertir. Locais onde existe praia são sempre uma boa opção para férias, mas tenha cuidado com a exposição solar a que os mais pequenos estão sujeitos. Escolha bem a praia para onde quer ir. Estar com crianças muito pequenas em praias lotadas pode ser um problema, já que os mais novos tendem a correr em direção a algo que lhes desperte a atenção.

Leve lanches rápidos na mochila: Durante um dia inteiro de passeio, algumas atividades vão cansá-la e à criança que está consigo também. Por essa razão é crucial que tenha sempre água e alguns snacks na mochila. Se estiver com uma criança com menos de dois anos, o ideal é que leve já a papa e o biberão preparado.