Os seus namoros correm sempre mal? Esta pode ser a razão

iStock-1078159308casaal

Está sempre metida em namoros que acabam por correr mal? A culpa pode não ser apenas dos parceiros que escolhe, mas sim de outro fator que acaba por influenciar as suas relações – e tem tudo a ver consigo.

O tema do amor e das relações humanas é alvo de constantes estudos e investigações. Só na última década várias foram as descobertas que nos ensinaram muito sobre o tema, como o facto de os casais que dividem tarefas domésticas terem melhor sexo ou que a euforia pós-sexo pode durar até 48 horas. Descobrimos ainda que existe uma razão pela qual se diz que toda a gente tem “um tipo” de pessoa que atrai e ainda que existem algumas coisas que os homens simplesmente não entendem sobre o amor.

Esta nova investigação vem então afirmar que uma das razões pelas quais podemos estar constantemente a cair em relações falhadas é devido ao nosso medo de ficar sozinhas. E tudo começa pelo estigma e pressão social que (ainda) existe nas pessoas que estão sozinhas por muito tempo – sim, e estes são os conselhos que deve mesmo deixar de dar aos seus amigos solteiros.

Ainda existe muito o pensamento de que as pessoas solteiras são mais tristes e sentem-se sempre sozinhas, bem como que o objetivo de vida é casar e ter filhos. Ainda que esta mentalidade esteja, aos poucos, a mudar, a verdade é que ainda existe e acaba por fazer com que as pessoas tenham medo de ficar sozinhas. E isso pode arruinar qualquer relação.

O medo da solidão faz com que, muitas vezes, suportamos relações tóxicas ou estejamos constantemente a tentar encontrar alguém que nos preencha um vazio que pensamos existir. Mas é preciso entender que estar sozinha não é estar solitária e que é importante aprender a viver consigo mesma.

De acordo com um estudo feito por vários psicólogos, citado pela revista feminina Glamour, o medo da solidão “implica preocupação, ansiedade ou angustia com a experiência atual ou futura de estar sem um parceiro romântico”. O estudo demonstra que várias pessoas preferem baixar as suas exigências a nível de parceiros, ou mesmo estar com pessoas com quem não se identificam tanto apenas para estarem numa relação. Isto acaba por trazer infelicidade a ambos.

De acordo com a psicóloga Marisa Cohen, citada pela revista científica Psychology Today, “as pessoas que temem estar solteiras acabam por permanecer em relações insatisfatórias ou que não são ideias. Em suma, as pessoas acabam por se centrar mais no seu status de relação em si do que nelas, o que é muito problemático”, acrescenta.

Torna-se então importante pensar se quer realmente estar numa relação – que se baseia no amor e no respeito – ou se apenas está com medo de ficar sozinha.