Os seus sonhos estão mais reais e intensos? Há uma explicação

iStock-525757763 (1)
[Fotografia: iStock]

Se tem sonhado de forma mais intensa nos últimos tempos, não se preocupe. Na verdade, segundo os especialistas, os sonhos tornaram-se mais vívidos e intensos desde o início da pandemia do novo Coronavírus.

Segundo o jornal norte-americano The New York Times, no Google, as pesquisas sobre o porquê de estarmos a ter sonhos estranhos de forma mais recorrente quadruplicou nos Estados Unidos da América. Já nas redes sociais, várias são as pessoas que se têm queixado sobre o mesmo tema – têm mais sonhos estranhos ultimamente.

De acordo com o artigo do mesmo órgão de comunicação citado, a má qualidade do sono é parcialmente responsável pelo que está a acontecer. De acordo comuma pesquisa recente com 1014 participantes norte-americanos, realizada pela empresa SleepStandards, 76,8% admitiu que o seu sono foi afetado desde que a pandemia começou.

Sabemos que problemas como o stress e a ansiedade prejudicam a forma como dormimos e, na verdade, estudos afirmam que o aumento da ansiedade durante o dia pode fazer com que o conteúdo dos sonhos seja pior, especialmente durante uma crise global.

O blogue norte-americano The Huffington Post afirma ainda que os símbolos e metáforas que aparecem nos nossos sonhos são bastante universais e, quando pediram aos leitores que compartilhassem alguns deles, muitos acabam por abordar o mesmo tema.

Mas, afinal, que significado têm estes sonhos mais recorrentes agora? Os especialistas explicaram ao The Huffington Post. Veja abaixo:

Sonhos com várias pessoas

Casamentos e aniversários são eventos marcantes que geralmente envolvem várias pessoas. Citada pelo The Huffington Post, a psicóloga Anjhula Mya Singh Bais diz que estes sonhos significam que a pessoa que os tem está preocupada com a forma como a Covid-19 vai afetar as pessoas quando estão juntas.

“Eles não estão a pensar individualmente, mas sim em eventos que envolvem amor e comunidade, como aniversários e casamentos”, explicou a especialista.

Sonhos sobre reality shows de sobrevivência

Sonhar que está em programas como o Survivor ou em filmes como os Jogos da Fome, simbolizam destruição, disse Anjhula Mya Singh Bais.

“Os seus sonhos estão a encenar cenários de sobrevivência, numa tentativa de manter a esperança, a preparação e a estabilidade“, explica.

Sonhos com comida

Segundo o que Carla Marie Manly, autora do livro “Joy from Fear: Create the Life of Your Dreams by Making Fear Your Friend” – em português “Alegria do medo: crie a vida dos seus sonhos, tornando o medo seu amigo” – disse ao The Huffington Post, os sonhos que envolvem perder comida, como lanches e outras refeições, estão relacionados com sentimentos de privação, empobrecimento e falta de recompensa.

“Tirar as refeições a alguém reflete o medo de ser roubado ou privado do que queremos e precisamos na vida“, afirmou.

Sonhar com a infância

De acordo com a analista de sonhos Jane Teresa Anderson, quem tem estes sonhos está à procura de uma solução para os problemas de ansiedade e encontra a resposta na sua memória – de ter sido envolvida pelos pais que a protegiam, por exemplo – explicou ao The Huffington Post.