Os truques dos Reis de Espanha para tirar a foto de família perfeita

A moda mini me, que é a forma abreviada de definir a tendência de pais e filhos vestido de igual, chegou à família real espanhola em grande estilo e de forma muito pouco inocente.

Este domingo, 29 de julho, a família Real Espanhola teve um encontro descontraído com a imprensa para o tradicional retrato de família, que marca o início da época balnear dos Reis de Espanha. O encontro aconteceu em Palma de Maiorca no Palácio Real de Almudaina – que este ano foi o eleito para as férias da monarquia, deixando para trás o Palácio de Marivent- e a escolha de guarda-roupa foi pensada ao milímetro.

Além da postura mais descontraída e próxima – que os Reis adotaram, desde que o escândalo que envolve Inãki Urdangarin rebentou, como estratégia para minimizar os danos do vexame na monarquia espanhola – durante o retrato real foi também de notar o guarda-roupa, não pela exuberância mas sim pela simplicidade enganadora que trouxe escondida uma mensagem de poder. A Rainha Letizia usou um vestido branco com bordados cortados a laser da Hugo Boss, uma escolha que por um lado combinava com o vestido branco de Sofia, mas que nos detalhes se assemelhava em muito aos pormenores do vestido da Zara escolhido para a futura Rainha Leonor de Bourbon. No entanto no que diz respeito à mancha cromática, que é das primeiras coisas a saltar à vista numa fotografia, era com o Rei Filipe que a pequena Leonor estava a combinar. Uma escolha interessante de indumentárias que transmite uma enorme harmonia familiar, mas que por outro lado deixa bem clara a posição monárquica de cada um: as figuras principais de azul e as secundárias de branco.

REUTERS/Enrique Calvo

Além desta mensagem subliminar podemos tirar outras conclusões mais fúteis, mas também bem mais úteis para quem nunca terá de carregar o peso da coroa. Ficámos a saber que num retrato de família escolher os mesmos dois (em famílias até 6 pessoas) ou três tons (para famílias um pouco maiores) de roupa para toda a gente é uma escolha bastante fotogénica, sobretudo se forem combinações harmoniosas. Aprendemos ainda com suas (dos espanhóis) altezas reais que o melhor para ficar bem no retrato é parecer natural e rir, falar e até gesticular em frente à câmara, afinal de contas se tentarmos rir todos ao mesmo tempo vai sempre alguém ficar de olhos fechados, por isso o melhor é nem tentar. A posição da família para o retrato também deve ser pensada, o melhor é intercalar as alturas para evitar o efeito galheteiro ou escadinha, esta lição damos-lhe nós porque os Reis de Espanha parecem gostar de colocar as filhas no centro da fotografia.

Agora que sabe os truques da fotogenia real já não há desculpas para fotografias de férias indignas da sala de estar.

Felipe e Letizia: 12 anos de casamento em imagens