Os truques que tem de saber para que o seu cabelo cresça mais rápido

iStock-606210836cabelo

Se há quem opte por cortar o cabelo de acordo com a tendência 2020, que é ter os fios pelos ombros, há quem anseie por conseguir ter um cabelo quase até até à anca, mas que se mantenha saudável – o que nem sempre é fácil. Mas também não é impossível.

Sim, existem mesmo algumas dicas capazes de a ajudar a ter o cabelo que sempre desejou, de forma a conseguir deixá-lo crescer de forma saudável. E sim, são todas simples, práticas e facilmente enquadráveis na sua rotina diária.

Veja abaixo os truques e dicas que prometem mudar o estado do seu cabelo.

Cortar o cabelo a cada dois meses

Pode parecer contraditório que, para deixar o cabelo crescer, tenha de o cortar tão amiúde, mas é verdade. Isto vai ajudar a que as suas pontas fiquem sempre saudáveis. Se as suas pontas estiverem fracas e quebradiças, essa condição acaba por alastrar-se ao resto do cabelo, reduzindo a velocidade e qualidade com que ele cresce.

Não lave o cabelo com água a escaldar

Já é sabido que a água quente não é benéfica para a sua saúde capilar e que, por isso, é aconselhável que lave o cabelo de água morna ou mesmo fria. Se é fã de banhos a escaldar, independentemente da estação do ano, então vai ser um pouco mais complicado para si implementar esta rotina, mas não é impossível. Tente lavar o corpo com a temperatura de que gosta mas lavar o cabelo com água mais fria, uma vez que a água quente apenas o fará mais quebradiço e seco.

Não lave o cabelo todos os dias

Também não é novidade, mas se é daquelas pessoas que tem o hábito de lavar o cabelo todos os dias, saiba que isso prejudica o seu crescimento, uma vez que irrita o coro cabeludo. Tente, pelo menos, fazê-lo dia sim, dia não, ainda que o ideal seja de dois em dois dias.

Evites produtos com sulfatos, parabenos e silicone

Aposte em produtos mais naturais e não saturados em químicos que corroem os seus fios. Leia as embalagens dos champôs, amaciadores e máscaras que compra, evitando estes componentes químicos. Estes químicos desgastam e irritam quer os fios como o coro cabeludo, o que atrasa o crescimento do cabelo.

Faça uma máscara pelo menos uma vez por semana

Faça, pelo menos, uma vez por mês uma máscara capilar para que o seu cabelo fique mais hidratado e volumoso. Estes tratamentos são feitos nas pontas do cabelo e devem ficar durante algum tempo a atuar. Vai ver que verá bastantes diferenças na saúde e crescimentos dos seus fios.

Evite descolorar o cabelo e fazer permanentes

Já é sabido que este tipo de ação desgasta e fere o seu cabelo. Quanto mais conseguir evitar estes tratamentos evasivos, melhor para a sua saúde capilar. O mesmo se aplica para a utilização excessiva de utensílios de calor, como é o caso da prancha de alisar o cabelo. Quanto mais fizer uso destes utensílios e tratamentos, mais danificado ficará o seu cabelo e mais dificuldade terá em crescer rápido e de forma saudável.

Penteie-se três vezes ao dia

Escovar o cabelo estimula o fluxo sanguíneo, bem como fazer algumas massagens capilares. Isto, por sua vez, ajuda a estimular o crescimento dos fios. No entanto, não tenha a ideia de se pentear muito mais do que três vezes ao dia, pois poderá sentir o efeito contrário. Se tiver uma escova de cerdas naturais, melhor, porque estraga menos o cabelo.

Cuide da sua alimentação

Sim, a alimentação é uma arma poderosa em quase tudo, incluindo no bem-estar do cabelo. Uma alimentação equilibrada e sem excessos é também vantajosa para a saúde do seu cabelo. Em alguns casos, aconselha-se mesmo a tomar alguns suplementos alimentares, que ajudam no fortalecimento do cabelo.