Óscares 2022: Will Smith bate em Chris Rock após piada sobre a calvície da mulher

94th Annual Academy Awards - Show
[Fotografia: Robyn Beck / AFP]

Smith, que venceu o Óscar pelo papel em King Richard – Para Além do Jogo, protagonizou o momento mais chocante da noite quando bateu em Chris Rock.

O comediante ia apresentar o Óscar para Melhor Documentário e fez uma piada sobre Jada Pinkett Smith, mulher de Will Smith, ser a “G.I. Jane” por causa da sua cabeça rapada, algo que a atriz fez no ano passado por sofrer de calvície.

Will Smith e Jada Pinkett Smith [Fotografia: ANGELA WEISS / AFP]
Will Smith e Jada Pinkett Smith [Fotografia: ANGELA WEISS / AFP]
Will Smith levantou-se, dirigiu-se ao palco e deu uma chapada com a mão direita na cara de Chris Rock, que ficou estupefacto com a ação.

A audiência pensou, inicialmente, tratar-se de uma piada combinada. Mas a ferocidade de Will Smith, já de volta ao seu lugar, gritou a Chris Rock “deixa o nome da minha mulher fora da tua boca” e deixou claro que se tratava de uma altercação real.

Denzel Washington conversou em privado com Will Smith após o acontecimento. Quando foi anunciado como vencedor do Óscar, o ator chorou no seu discurso de aceitação e mais tarde pediu desculpa pela agressão. No entanto, não quis passar pela sala de entrevistas para falar do que aconteceu.

Horas depois de a gala terminar, a Academia dos Óscares recorreu ao perfil no Twitter para se manifestar publicamente sobre o caso. A Academia não tolera violência de qualquer forma. Hoje [domingo] à noite, tivemos o prazer de celebrar os vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento dos seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo.”

Também já após cair o pano na celebração, Chris Rock revelou não tencionar apresentar queixa contra Will Smith.