Óscares: 5 factos raros da edição deste ano que se contam no feminino

O filme ‘Roma’, do realizador mexicano Alfonso Cuarón, e ‘A Favorita, do grego Yorgos Lanthimos, lideram as nomeações aos Óscares, em dez categorias. Filmes que retratam épocas e geografias distintas, mas que concentram o seu olhar na vida e obra de mulheres.

Também no feminino se fazem alguns dos factos raros e até históricos, que a edição deste ano traz aos quase centenários prémios da indústria do cinema. Veja quais, em baixo.

  • Primeira mulher árabe nomeada:

Nadine Labaki é libanesa e é a primeira mulher árabe a ser nomeada para um Óscar – e a única realizadora indicada este ano. Conhecemo-la pelo aclamado ‘Caramel’ (2007), a sua primeira longa-metragem, que nos trouxe um ambiente mais cosmopolita de Beirute, através da leveza das aventuras de um grupo de mulheres, amigas, de Beirute. Mas é com o seu terceiro filme, ‘Cafarnaum’, estreado entre nós no início deste mês, que conquista o júri da Academia e obtém a nomeação para Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, depois de ter ganho o prémio do Júri do Festival de Cannes. Leia aqui a entrevista que a realizadora deu ao Delas.pt.

  • Primeira mulher indígena nomeada:

O filme ‘Roma’, de Alfonso Cuarón, é um dos favoritos na corrida deste ano, nomeado em várias categorias. Mas há uma especial, por representar um feito histórico nos prémios: a nomeação da mexicana Yalitza Aparicio para o Oscar de Melhor Atriz, a primeira indígena indicada para uma estatueta. “A indicação da Academia que me fez mais feliz foi a de Yalitza Aparicio. Nunca antes houve uma mulher indígena nomeada para um Oscar”, afirmou o realizador, ao site Deadline, a propósito da protagonista do seu filme.

  • Primeira pessoa na história dos Óscares:

Lady Gaga é a primeira pessoa a estar nomeada para Melhor Atriz e Melhor Canção Original, no mesmo ano, na história dos Óscares, segundo o Huffpost. Recorde-se que a cantora está indicada pelo filme ‘Assim Nasce Uma Estrela’, realizado por Bradley Cooper, que atua também como coprotagonista de Gaga. Além da representação, a artista contribuiu para o filme com a composição e interpretação do tema ‘Shallow’, nomeado para Melhor Canção Original.

 

  • Elenco feminino nomeado:

A Favorita’ é, a par de ‘Roma’, o outro candidato com mais nomeações aos Óscares deste ano (10). A obra, dirigida pelo grego Yorgos Lanthimos, tem num trio feminino – composto por Olivia Colman, Emma Stone e Rachel Weisz – a sua âncora primordial. O elenco nuclear do filme está nomeado nas categorias de representação feminina: Olivia Colman, para Melhor Atriz Principal, e Emma Stone e Rachel Weisz, para Melhor Atriz Secundária. Está ainda indicado para Melhor Filme, Melhor Argumento Original e Melhor Realizador.

  • A atriz com mais indicações sem ganhar um Óscar:

Glenn Close detém atualmente, e segundo a BBC, o título de atriz com mais nomeações aos Óscares sem nenhuma vitória. Uma injustiça que pode ser corrigida este ano, em que está nomeada para Melhor Atriz, pelo seu papel no filme ‘The Wife’. O Globo de Ouro que arrecadou pela mesma prestação e o favoritismo face às outras candidatas são bons indicadores.

A cerimónia de entrega dos Óscares acontece este domingo, 24 de fevereiro, à noite, nos Estados Unidos da América (madrugada, em Portugal).

De Grace Kelly a Emma Stone, relembre os melhores vestidos dos Óscares

Histórias de mulheres nos favoritos aos Óscares