Oscares: atrizes ganham 230 mil euros pela roupa

A passadeira vermelha dos Oscars é sempre um dos momentos mais aguardados pelo público, pelas estrelas que a pisam, mas, sobretudo, pelas marcas que vestem as celebridades nomeadas e galardoadas.

Nesta matéria, as estrelas fazem-se valer, e bem, do impacto que têm junto do público e dos media (já para não falar nas páginas pessoais nas redes sociais) para mostrar as marcas de roupa, joias e maquilhagem com as quais têm contratos de exclusividade. Quem não os tem, acaba por se valorizar em noite de festa. E os montantes podem ascender a 230 mil euros (250 mil dólares).


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Angelina Jolie, Jennifer Lopez e Meryl Streep estão entre as atrizes que, segundo a revista YoDona, pedem estes valores para brilhar num dos mais aguardados eventos cinematográficos do ano e que tem uma audiência mundial a suplantar os mais de 65 milhões de espectadores (de acordo com dados recolhidos pelo ‘The Hollywood Reporter’).

Há depois as chamadas embaixadoras das marcas e, neste capítulo, Jennifer Lawrence arrisca-se a estar entre as mais bem pagas. A atriz de ‘Os Jogos da Fome’ ou ‘Joy’ – mas também o rosto da luta pela igualdade salarial em Hollywood – terá já assinado um contrato de exclusividade com a Dior no valor de 18,5 milhões de euros.

Charlize Theron, ao contrário, provou o sabor amargo do incumprimento de um contrato desta natureza. A atriz sul-africana foi processada pela marca Raymond Weil por ter levado um relógio Dior (e não era na passadeira vermelha dos Óscares, mas sim em Austin), quando tinha um contrato de exclusividade com a relojoeira. O caso chegou ao tribunal com um pedido de indemnização no valor de 20 milhões de dólares.

A realidade portuguesa
Por cá, o negócio está longe deste modelo. Afinal, fala-se de um mercado infinitamente mais pequeno e sem um evento capaz de chegar aos calcanhares dos Óscares. Sem contar com as atrizes e apresentadoras que têm contratos de exclusividade com estilistas, joalheiros ou showrooms, as restantes estrelas acabam por ter permutas diretas com as marcas, utilizando, muitas vezes, as suas páginas das redes sociais para fazer a divulgação (para lá do que é perguntado na passadeira vermelha e replicado nas publicações).

Mais: grande parte das estrelas portuguesas acaba mesmo por pagar para “disporem dos serviços de um stylist para serem vestidas”, explica um dos elementos conhecedor do setor. Valores que podem ascender a “150 a 250 euros por uma noite”, acrescenta. “Acaba por ser assim porque o mercado português é ainda muito pequeno. Nesse sentido, conta-se com a seriedade das marcas para evitar que duas celebridades levem a mesma roupa ou as mesmas joias”, explica o mesmo elemento.