Ouvir música aos gritos no carro pode dar multa

carro pexels-element-digital-1051071
[Fotografia: Element Digital 5/Pexels]

Quem nunca viajou com música em alto e bom som enquanto se deslocava à praia ou no meio do trânsito a caminho do trabalho ou mesmo ao fim do dia e para criar um intervalo na realidade? Pois bem, para o estado norte-americano da Florida tal iniciativa constitui agora ofensa punível pela lei e com peso na carteira: 114 dólares, ou seja, cerca de 110 euros.

A coima será aplicada a quem estiver a ouvir música que seja audível a quase oito metros de distância do emissor. Ora, se um carro pode ter, em média, mais de quatro metros de comprimento, basta que a música se oiça no carro que está à frente ou no que está atrás para ser aplicada a contraordenação. A fiscalização, explicam os media norte-americanos, será reforçada nas imediações de escolas e igrejas.

A nova lei não é a primeira desta natureza. Fort Lauderdale, localizada no sul da Flórida, já possui uma regra semelhante para poluição sonora. No entanto, com o apoio do estado, a lei da cidade será muito mais aplicável.

A redução da poluição sonora é agora uma nova batalha daquele estado, tendo sido proposta a instalação de cameras de deteção de ruído (incluindo para identificar sistemas de exaustão modificados), calculando os decibéis emitidos pelos veículos e fotografando as matrículas.

Um modelo de fiscalização ao género daquele que já existe para medir excesso de velocidade. Uma medida que, refere o comissário da polícia Steven Meiner aos jornais, pretende dar resposta às queixas de ruídos feitas por moradores.