Ovos da Páscoa sem chocolate para fazer com as crianças

Colorful easter eggs with chocolate and candies in a nest on a orange background
[Fotografia: Istock]

Sem chocolate e feitos apenas com gelatina, estes ovos coloridos prometem ser o pretexto certo para trazer até à cozinha os mais novos e em época festiva da Páscoa, mesmo em tempo de confinamento.

A sugestão é deixada por Filipa Cortez Pinto, nutricionista e autora da Dieta3Passos, que apresenta uma receita com menos açúcar e por isso indicada para os mais pequenos.

Filipa Cortez Pinto
Filipa Cortez Pinto [Fotografia: DR]

Ingredientes (12 porções):

12 cascas de ovos

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

1 saqueta de gelatina light de morango, de pêssego, de mirtilo e de ananás Dieta3Passos

3 morangos

12 mirtilos

1 pêssego

10g de lascas de coco

Modo de preparação:

Com uma faca, corte uma “tampinha” num dos topos de cada ovo. Verta o conteúdo do ovo para uma taça e reserve no frigorífico (pode usar numa receita a seu gosto). Lave bem cada casca de ovo em água corrente.

Num tacho, ferva 2 litros de água com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, coloque as cascas dos ovos e deixe ferver durante 3 a 4 minutos para esterilizar. Desligue o lume, escorra e deixe arrefecer as cascas dos ovos, com o buraco virado para baixo e deixe secar.

Dissolva o conteúdo da saqueta de DIETA3PASSOS® gelatina light de morango em 150ml de água fervida e mexa até à dissolução total da gelatina.

Pegue numa casca de ovo e recheie com 50ml de gelatina diluída (150ml dá para 3 ovos). Repita o processo, com os restantes sabores.

Por fim, deixe a gelatina solidificar no frigorífico, usando o suporte de ovos do frigorífico ou uma caixa de ovos de cartão.

Entretanto, lave e descasque a fruta. Corte os morangos e o pêssego em pedaços.

Retire do frigorífico e sirva os ovos coloridos com topping de fruta fresca e lascas de coco, para fazer as delícias dos miúdos e dos graúdos.

Dica: se preferir pode usar um molde de silicone de ovo em alternativa às cascas de ovo.

Valor nutricional (por dose)

25Kcal; 2,9g de proteína; 1,4g de hidratos de carbono (dos quais 1,2g de açúcar); 0,6g de lípidos (dos quais 0,5g de saturados); 1,2g de fibra.

Páscoa de quarentena: Amêndoas caseiras com flor de sal

Páscoa de quarentena: Folar ‘light’