Pais e filhos aprendem ioga na biblioteca

Ioga família

Na biblioteca pública de Angra do Heroísmo, nos Açores, todos os meses há aulas de ioga para pais e filhos com inúmeros benefícios para os dois, segundo a professora, São Quadros.

“Para as crianças, vai promover a autoestima, a autoconfiança, o autoconhecimento, além da componente física, porque vai trabalhar o corpo, a flexibilidade, um bocadinho da força… Vai também promover padrões respiratórios saudáveis, porque o ioga trabalha muito com a respiração”, adiantou, em declarações à Lusa, acrescentando que tudo isso também “passa para os adultos”.

Natural de Angra do Heroísmo, São Quadros viveu no estrangeiro durante alguns anos, mas regressou à terra onde nasceu, que lhe permite um maior contacto com a natureza e o mar.

Instrutora de ‘fitness’, descobriu o ‘swasthya ioga’ há cerca de 14 anos, quando começou a dar mais atenção às áreas alternativas e há 12 que também o ensina.

O projeto de ensino de ioga a pais e filhos em simultâneo, destinado a crianças entre os três e os nove anos, acompanhadas pelo pai ou pela mãe, iniciou-se há cerca de um ano na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, e tem-se repetido todos os meses.

Entre os que já conhecem o ioga e o querem partilhar com os filhos e os que nunca experimentaram, mas têm curiosidade, a procura tem sido elevada e há até quem acompanhe as aulas desde o início do projeto.

Tenho tido muitas pessoas à procura, por curiosidade ou porque ouvem falar, e tem sido muito divertido”, salientou a professora.

“Com as crianças temos de trabalhar através de histórias, através de jogos”

As aulas de ioga com crianças exigem uma abordagem diferente, mas nem por isso são mais difíceis de ensinar, segundo São Quadros, que considera a experiência “gratificante”.

“Uma coisa é ensinar ioga a adultos, outra coisa é fazer uma aula de ioga para crianças. Não tem nada a ver. Com as crianças temos de trabalhar através de histórias, através de jogos, através de exercícios, que possam cativar o interesse delas”, explicou.

A professora garante que as aulas têm resultados e que é possível verificar algumas evoluções, mesmo entre os mais novos.

A aula proporciona também exercícios de relaxamento

“A criança já começa aos três, quatro anos a ter consciência de uma respiração mais saudável, mais lenta, profunda. É ótimo ver as crianças já a trabalhar uma respiração mais completa. Nós, os adultos, respiramos de forma muito rápida, muito superficial”, apontou.

Para além do exercício fisco, a aula proporciona também exercícios de relaxamento, para ajudar as crianças a “descontraírem” e a “dormirem melhor”, bem como exercícios de meditação para que tenham uma “mente mais focada e lúcida”.

São Quadros defende, no entanto, que um dos principais benefícios de pais e filhos participarem nas aulas em conjunto é o reforço do vínculo entre eles.

“O ioga é abrandar, é desacelerar, é trazer a atenção para nós”

“É uma aula divertida para os pais também poderem fazer com os filhos e promove aquele vínculo entre pai e filho”, frisou.

Apesar de viver num meio mais pequeno, a professora de ioga também já sente na ilha Terceira a correria do dia-a-dia, mas tem notado, ao longo dos últimos anos, uma evolução na consciencialização das pessoas para a necessidade de abrandar.

“O ioga é abrandar, é desacelerar, é trazer a atenção para nós, é trabalhar de dentro para fora, mas trabalhar o corpo no seu todo, não é só a componente física”, apontou, acrescentando que de nada serve trabalhar o corpo sem uma respiração adequada e uma mente saudável.