Pandemia não trava amor na adolescência. Saiba o que falar com os filhos

amor jovens pandemia pais
[Fotografia: Edward Cisneros/Unsplash]

Alguns progenitores obrigaram os filhos a manter a distância dos namorados, outros só permitiram conversas por telefone. No entanto, há quem tenha deixado ir dormir a casa dos pais do namorado, tal como foi o caso de Rob, um pai australiano de uma filha de 18 anos.

O amor da adolescência não abrandou em tempos de covid-19, o que preocupou os pais, e que ficou cabalmente demonstrado pelo jornal norte-americano The Washington Post.

De acordo com a publicação, há pais que têm vergonha de ter uma conversa sobre sexo com os filhos. Em entrevista à jornalista Elizabeth Heubeck, a professora de Educação sexual Deborah Roffman afirmou que a conversa tem de ser semelhante às que os pais têm ao longo dos anos.

Para combater a desinformação entre os jovens é importante existirem programas de Educação Sexual nas escolas, tal como afirma Brittany McBride, diretora do departamento de Educação Sexual da Advocate Youth, em D.C, nos Estados Unidos.

Anne-Marie Amies Oelschlager, ginecologista no Seattle Children’s Hospital, defende mesmo que esta disciplina deve começar a ser ensinada na escola no ensino primário. No entanto, os especialistas alertam para a evidência de a pandemia estar a atrasar este processo.

Para os pais que estão mais à vontade para ter esta conversa com os filhos, a conjuntura pandémica tem sido espaço de eleição porque os jovens passam mais tempo em casa. “Estamos a ter conversas importantes que podem ser um bocadinho desconfortáveis, que não tínhamos no passado”, disse Elaine Taylor-Klaus, autora do livro O Guia Essencial Para Educar Crianças Complexas.