Pão, máscaras, desinfetante e lay-off. O que estas palavras têm em comum?

iStock-1166203002 (1)
[Fotografia: iStock]

O ano que está agora a terminar foi peculiar como nunca nenhum antes. E as dúvidas que assolaram os portugueses acompanharam essa mesma tendência, que procuraram por informação em torno da estranheza marcada pela chegada de uma pandemia provocada pela covid-19.

De acordo com os resultados anuais lançados pelo motor de busca Google, as perguntas que mais foram feitas por cidadãos que residem em território nacional foi o que é o lay-off – num ano em que as regras do trabalho mudaram à maior velocidade de sempre. Àquela dúvida, que mereceu sucessivos decretos-lei, foi também muito procurado o que é o estado de emergência, mitigação e calamidade pública.

O faça-você-mesmo a partir de casa também mereceu a atenção dos nacionais, a procurar sobretudo receitas de como fazer pão e fazer fermento caseiro.

O maior volume de buscas também incidiu sobre a necessidade de dar resposta à crise pondo mãos à obra. Por isso, como fazer máscaras caseiras ou mesmo gel desinfetante em casa também foram “receitas” amplamente procuradas, a par de como funcionava a aplicação Stayaway Covid.

A um nível geral, as palavras mais procuradas foram, como não poderia deixar de ser, Coronavírus, Escola Virtual, Eleições nos EUA e Pedro Lima, ator de 49 anos que morreu tragicamente há cerca de seis meses.