Papa Francisco defende união de facto para casais do mesmo sexo

papa francisco
[Fotografia: Instagram oficial franciscus]

O líder da Igreja Católica pede para que os países que estão a discutir legislação em torno da união civil de casais homossexuais prossigam com isso mesmo. Mesmo não alterando a doutrina, o Papa Francisco deixa clara esta sua opinião num documentário que se estreou esta quarta-feira, em Itália, no âmbito do Festival de Cinema de Roma, e que se intitula Francesco.

Os homossexuais têm o direito de fazer parte da família. Eles são filhos de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deve ser expulso ou posto de parte por causa disso”, referiu o Pontífice no que olha para a sua abordagem da pastoral.O que temos que criar é uma lei da união civil para que, dessa forma, eles estão legalmente protegidos”, respondeu depois o Papa em reação às críticas que já se fizeram ouvir.

O documentário, cujo teaser está disponível abaixo, mostra as posições de Francisco sobre temas sociais urgentes e para os que vivem, como refere, “nas periferias existenciais”.

Apresentando entrevistas com personalidades do Vaticano, incluindo o cardeal Luis Tagle e outros colaboradores do papa, “Francesco” analisa a defesa do Papa pelos migrantes e refugiados, os pobres, seu trabalho na questão do abuso sexual clerical, o papel das mulheres na sociedade e a disposição dos católicos e outros para com aqueles que se identificam como LGBT.