Papa nomeia comissão para estudar papel das mulheres na Igreja Católica

Papa Francisco
Fotografia de Stefano Rellandini/Reuters

O papa Francisco nomeou esta terça-feira uma comissão para estudar o papel das mulheres diáconos nos primeiros anos da Igreja Católica, anunciou hoje o Vaticano.

A Comissão de Estudo sobre o Diaconado Feminino, composta por seis homens e seis mulheres, vai analisar o papel das mulheres diáconos “nos primeiros tempos da Igreja”, de acordo com um comunicado.

A 12 de maio, durante um encontro com as participantes na Assembleia-Plenária das Superioras Gerais, no Vaticano, Francisco considerou a possibilidade de criar uma comissão para estudar o diaconado feminino.

A comissão vai ser presidida pelo secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, Luis Francisco Ladarria Ferrer.


Leia também o artigo: Papa Francisco admite uso do preservativo para evitar propagação de Zika


Na Igreja Católica, os diáconos podem celebrar batismos, casamentos e funerais. Apenas os padres podem celebrar missa ou confessar fiéis.

O diaconado é a primeira etapa da hierarquia (diaconado, sacerdócio, episcopado) da Igreja Católica, estando atualmente reservada a homens solteiros, candidatos ao sacerdócio.

O Concílio Vaticano II (1962-1965) restabeleceu o diaconado permanente, acessível a homens casados que assumem algumas funções quando não há padres ou são seus assistentes.

Na sua primeira exortação apostólica “A Alegria do Evangelho”, Francisco escreveu que a Igreja Católica deve alargar o espaço para uma participação feminina mais incisiva, sem questionar que o sacerdócio está reservado aos homens.

O Vaticano não definiu uma data de início dos trabalhos ou um prazo para que a comissão apresente conclusões.