Papa pede luta firme contra a “praga” do tráfico de seres humanos

trafico1

O papa Francisco pediu este domingo, 29 de julho, que se trave uma luta firme contra “o crime vergonhoso” do tráfico de seres humanos. Na véspera de se assinalar mais um Dia Mundial da ONU contra o Tráfico de Pessoas – a 30 de julho -, o papa lembrou que “uma praga” também muito comum nas rotas de imigração.

“Esta praga reduz à escravidão muitos homens, mulheres e crianças com o objetivo de explorá-los do ponto de vista do trabalho e do sexo, o comércio de seus órgãos, a mendicância ou a delinquência forçada”, afirmou o papa após a oração do Angelus.

“É responsabilidade de todos denunciar as injustiças e lutar firmemente contra esse crime vergonhoso”, disse Francisco aos fiéis, que o ouviam da praça de São Pedro, no Vaticano.

Segundo as Nações Unidas, que assinalam esta segunda-feira, mais um Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, este é um fenómeno a que nenhum país está imune e, no mundo, cerca de 21 milhões de pessoas sofrem com o trabalho forçado, 71% das quais são mulheres e crianças.

Em Portugal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) revela que, este ano, já reportou ao Observatório de Tráfico de Seres Humanos a sinalização de 29 vítimas do crime de tráfico de pessoas. De acordo com a TSF, o Ministério da Administração Interna adianta que das 29 vítimas reportadas pelo SEF, 18 eram menores de idade, sendo que destas, cinco foram detetadas no controlo de fronteira.

Este ano, o SEF já registou 25 processos-crime relacionados com este tipo de tráfico. A detenção dos traficantes em operações de fiscalização e controlo das fronteiras, bem como a institucionalização das vítimas.

Delas com Lusa