Para que as luvas protejam, é preciso usá-las desta maneira

iStock-1213684940 (1)
[Fotografia: iStock]

Depois de o novo Coronavírus surgir em Portugal, muitas foram as preocupações da população em se proteger. Na verdade, a higienização das mãos foi um dos apelos mais frequentes por parte das autoridades de saúde. É cada vez mais comum encontrar pessoas de luvas na rua, em supermercados, a passear ou até a conduzir viaturas automóveis.

Apesar de a Direção-Geral da Saúde (DGS) ter alertado que o facto de que não é eficaz e de poder até ser uma via de transmissão, a população continua a fazê-lo.

Segundo o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, “até agora não existem evidências científicas de transmissão do vírus através da pele intacta, não havendo, assim, indicação para a sua utilização [das luvas] em situações do quotidiano”, explicam em comunicado.

No entanto, o Instituto afirma que “pessoas com feridas, ou qualquer situação clínica que comprometa a continuidade da pele (ex.: psoríase, eczema, etc.) devem usar luvas”.

Mas se ainda assim optar por as usar, há regras que não deve mesmo dispensar: antes e depois de usar as luvas, deve lavar corretamente as mãos; Não deve usar as mesmas luvas por períodos prolongados já que a “utilização prolongada, reutilização, sujeição a agentes químicos que alteram os materiais que as constituem, ou rasgos acidentais” podem provocar imperfeições no material fazendo com que os microorganismos possam entrar em contacto com a pele.

Não deve usar substâncias abrasivas ou outros produtos que possam comprometer a integridade das luvas e, se elas estiverem danificadas, devem ser retiradas imediatamente e substituídas por um novo par após lavar as mãos.

Para limpar, deve começar sempre das áreas mais limpas para as mais sujas, de acordo com o princípio básico do controlo de infeção.

Uma vez que as luvas são consideradas Equipamento de Proteção Individual (EPI) e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a sua utilização tem como objetivos diminuir o risco de contaminação dos profissionais de saúde, a DGS afirma numa publicação na página de Twitter que “o uso de luvas quando não indicado, representa um desperdício de recursos”.

É por estas razão que tanto a Organização Mundial de Saúde e a Direção-Geral da Saúde recomendam que as luvas sejam utilizadas apenas pelos profissionais de saúde e que o melhor método para conter a propagação do vírus é lavar as mãos com água e sabão frequentemente.