“Para tomar uma decisão com liberdade, a mulher tem de saber que existe uma alternativa à IVG”

A 3.ª Caminhada da Maternidade, organizada pelo laboratório Bebé Vida, para apoiar a associação Vida Norte, e apadrinhada pela atriz Dânia Neto, estima juntar, este sábado, 21 de setembro, no Porto, mais de 250 grávidas e um total de 500 participantes.

A Bebé Vida vai doar o dobro do valor angariado com as inscrições desta caminhada – que têm o valor de €2 – à Vida Norte, para apoiar o trabalho da associação junto das cerca de 100 grávidas que apoia por mês. A ideia de realizar esta maratona surgiu “no âmbito da política de responsabilidade social” da organização, refere Luís Melo, administrador daquele laboratório, com o objetivo de “promover a natalidade e incentivar as práticas de bem-estar e exercício físico durante a gravidez”. Ao mesmo tempo, as receitas revertem para a associação Vida Norte, criada em 1999, que se dedica a acompanhar grávidas em situação de dificuldade, atuando sobretudo nos distritos do Porto e de Braga.

Assumidamente “próvida”, mas sem impor a sua posição às gestantes, esta IPSS tem vários eixos de intervenção junto de grávidas em situação de fragilidade, prestando-lhes apoio e acompanhamento. “A postura da Vida Norte é de respeito pela liberdade de cada um, independentemente de defendermos a vida desde o momento de conceção até à morte natural, não o impomos a ninguém. O papel da Vida Norte, numa situação de gravidez indesejada é mostrar que existem diferentes caminhos, sendo que a associação estará sempre pronta a apoiar”, diz ao Delas.pt, Cláudia Müller, membro da Vida Norte, numa entrevista, realizada por email, que pode ler, abaixo.

Quais são os eixos de intervenção da associação junto das grávidas, que tipo de apoio prestam, que acompanhamento fazem?

A Associação Vida Norte tem como Missão apoiar grávidas em situação de fragilidade, garantindo um acompanhamento de proximidade com vista à capacitação e concretização de um projeto de vida autónomo, estruturado e feliz. Nesse sentido, os eixos de intervenção da Vida Norte são a prevenção – promovemos uma reflexão ativa em contexto escolar sobre a tomada de decisão no âmbito da sexualidade, com vista à diminuição da taxa de gravidez inesperada/indesejada; a tomada de decisão – a Vida Norte conta com uma equipa técnica inteiramente disponível e preparada para ajudar grávidas que têm dúvidas ou ponderam uma interrupção voluntária da gravidez (IVG), contribuindo para uma tomada de decisão mais informada, consciente e responsável; o acompanhamento – em que acompanhamos a mãe desde a gravidez até ao bebé completar 18 meses de vida, através de visitas domiciliárias e encontros presenciais e regulares com cada grávida/família; a capacitação – acreditamos que cada pessoa tem um potencial único, e que todos, sem exceção, podem ser motores de mudança. Por isso, fazemos uma forte aposta na capacitação das famílias, através de um plano intensivo de formação a três níveis, como a parentalidade e saúde materno infantil, a literacia financeira e empregabilidade, fundamentais para a garantia da autonomia das famílias que acompanhamos. integração – a integração profissional é um dos principais objetivos da intervenção Vida Norte, com vista a um futuro autónomo. Preparamos mães e pais para o mercado de trabalho, promovendo competências chave e facilitando o contacto com potenciais empregadores.

Quantas mulheres já apoiaram, ao longo destes 20 anos de existência?
De 2007 até 30 agosto de 2019, apoiámos mais de 2400 grávidas.

Que situações chegam à associação, quais são os apoios mais requisitados?
Chegam-nos mulheres que se encontram numa situação de grande fragilidade emocional, económica e social. Muitas destas mulheres grávidas deparam-se com gravidezes não desejadas e encontram na Vida Norte um amparo.

Qual é a posição da associação face a uma mulher que queira interromper a gravidez voluntariamente? É uma posição dissuasora, considerando o artigo 3º. dos estatutos da associação?
A postura da Vida Norte é de respeito pela liberdade de cada um, independentemente de defendermos a vida desde o momento de conceção até à morte natural, não o impomos a ninguém. O nosso papel, numa situação de gravidez indesejada é mostrar que existem diferentes caminhos, sendo que a associação estará sempre pronta a apoiar. Entendemos que para tomar uma decisão com liberdade, a mulher tem de saber que existe uma alternativa à interrupção voluntária da gravidez (IVG) e se pretender pode contar com a Vida Norte. Num momento de grande aflição, a sociedade civil tem a obrigação de estar ao lado destas mulheres. Elas não podem unicamente ter como resposta a IVG.

Quais são os objetivos da Vida Norte para os próximos anos?
Consolidar o trabalho que tem vindo desenvolver nos últimos anos no acompanhamento, capacitação e autonomia das nossas grávidas/mães/família, quer no Porto quer em Braga.

Que expectativas tem a associação para esta próxima maratona?
A caminhada da maternidade é um evento promovido pela Bebé Vida que se tem associado à Vida Norte pela identificação dos valores de vida e maternidade, que partilhamos. Sendo um evento que junta grávidas, famílias e amigos, a nossa expectativa é grande e temos a certeza que proporcionará momentos de grande alegria. A enorme generosidade da Bebé Vida em dobrar o valor integral das inscrições a favor da Vida Norte é um excelente exemplo de grande preocupação da BebéVida com a responsabilidade social e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Associação. Sendo a Vida Norte uma IPSS 100% privada, os apoios de particulares e empresas, são fundamentais para o cumprimento da nossa Missão.

AT