Paris Hilton revela abusos que sofreu no internato do Utah e pede legislação

Paris Hilton na Discoteca Pacha em Ofir
[Fotografia: Rui Manuel Fonseca / Global Imagens]

A socialite de 39 anos tem estado a testemunhar num processo contra o internato do estado do Utah, a Provo Canyon School, que frequentou aos 17 anos, na adolescência, e onde revela que sofreu abusos verbais, mentais e físicos diariamente. Paris Hilton pediu, na audiência que está a decorrer no Capitólio daquele estado, que seja aprovada legislação que obrigue a uma maior supervisão governamental dos estabelecimentos de ensino que se apresentam como centros de tratamento residencial de crianças e adolescentes.

A milionária e herdeira da cadeia de hotéis Hilton pediu ao recém-eleito presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, que se junte à luta de estudantes e tome medidas para que o enquadramento legal exija documentação das restrições exercidas sobre os jovens.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Paris Hilton (@parishilton)

Hilton usa a sua história pessoal, tal como já tinha feito no documentário This is Paris, e todo este processo para mudar um sistema que apelida de problemático. “Falar sobre algo tão pessoal era e ainda é assustador”, afirmou a socialite diante do comité que está a ouvir. “Fui abusada verbal, mental e fisicamente todos os dias. Fui isolada do mundo exterior e tiraram-me todos os direitos humanos”, descreveu. Indo mesmo ao detalhe, Paris fala em “abuso institucional”. “Nos últimos 20 anos, tenho um pesadelo recorrente no qual sou raptada a meio da noite por dois estranhos, sou revistada e trancada numa divisãoo. Gostaria de poder dizer que esse pesadelo assustador foi apenas um sonho, mas não foi.”

Hilton diz que toma a voz por temer pela saúde física e mental de centenas de milhares de crianças e jovens que vivem agora o que ela já experienciou em instituições de cuidados residenciais. “Não posso dormir à noite sabendo que há crianças que estão a sofrer o mesmo abuso que eu e tantas outras pessoas passámos”, revela.