Parlamento aprova novo Estado de Emergência

parlamento gi_ diana quintela_1012_675
Parlamento [Fotografia: Diana Quintela/Global Imagens]

O parlamento aprovou esta sexta-feira, 6 de novembro, por maioria, o decreto do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que estabelece um novo período de Estado de Emergência. Porém, as medidas serão diferentes e não haverá um confinamento total como aquele que aconteceu em março.

O estado de emergência começará na segunda-feira, dia 9 de novembro e por 15 dias, de 9 a 23 de novembro, permitindo ao Governo tomar certas medidas de combate à pandemia Covid-19.

Algumas das medidas passam pela possibilidade de o Governo “impor restrições à circulação em certos locais em períodos determinados, em particular nos municípios de maior risco; a utilização, se necessário e preferencialmente por acordo, de meios de saúde dos setores privado, social e cooperativo, com a devida compensação; a mobilização de trabalhadores, bem como das Forças Armadas e de Segurança, para o reforço das autoridades de saúde nos inquéritos epidemiológicos e de rastreio; e a possibilidade de medição de temperatura corporal, por meios não invasivos, e de imposição de testes no acesso a certos serviços e equipamentos”, podemos ler na mensagem publicada no site da presidência.

Este estado deverá ser revisto novamente nos 15 dias seguintes, tal como já havia acontecido.

Pode acompanhar, em direto, todas as informações no Jornal de Noticias.

[Fotografia: Diana Quintela/Global Imagens]