
Os partidos já escolheram e indicaram as dez personalidades que vão indicar para o órgão consultivo e representativo da sociedade civil com assento na RTP, o Conselho de Opinião (CO), e a listagem é maioritariamente composta por mulheres. Da dezena de nomes revelados em vésperas de se assinalar o Dia Internacional da mulher, a 8 de março, – e que vão a votos esta quinta-feira, 11 de março, na Assembleia da República, estão seis mulheres e quatro homens.
A professora e pró-reitora da Universidade do Minho é um dos nomes indicados pelo Partido Socialista para integrar o CO. Trata-se de uma entrada que acontece onze anos depois de Felisbela Lopes ter recebido daquele órgão parecer negativo para o cargo de provedora do Telespectador, o que causou polémica e levou a RTP a contestar a decisão, sem êxito.
Agora, a pró-reitora é uma das quatro mulheres indicadas pelo Partido Socialista àquele Conselho, e que é revelada na véspera do Dia Internacional da mulher, que se celebra a 8 de março, juntando-se a nomes como Simonetta Luz Afonso, que integrou o primeiro Conselho Geral Independente, Estrela Serrano, que prossegue no cargo, e Maria Inácia Rezola, coordenadora de Ciências Humanas da Escola Superior de Comunicação Social.
Na lista estão, pelo Partido Social Democrata, José Carlos Barros, La Salete Miranda, Florbela Guedes, Paulo Faustino, pelo Bloco de Esquerda, Paulo Mendes, e pelo PCP, Fernando Correia, que transita do anterior Conselho.
A nova estrutura irá ser renovada em quase pela metade numa altura em que terá pela frente a apreciação do Relatório e Contas 2020 da empresa pública de media e a audição e votação de um novo Provedor do telespectador depois do polémico chumbo de José Alberto Lemos para o cargo. O CO, que está interino desde outubro de 2020, está a ser presidido por Rui Oliveira e Costa desde 22 de fevereiro e na sequência da saída de Manuel Coelho da Silva.