
A Disney anunciou que vai reabrir os parques temáticos dos Estados Unidos da América por fases, a partir deste verão. As datas de reabertura dadas, até ver, serão a 11 de julho para o Walt Disney World, na Flórida, e a 17 de julho para a Disneyland, na Califórnia.
Os planos para a reabertura dos parques têm causado controvérsia, sendo que já existe uma petição pública para que as datas de reabertura sejam adiadas, de forma a proteger os trabalhadores e visitantes dos parques.
No entanto, segundo o The Huffington Post, a empresa diz que está a adotar várias medidas para promover a saúde e a segurança, incluindo a lotação de pessoas, medições de temperatura e uso de máscaras de proteção individual.
O órgão de comunicação falou ainda com vários especialistas, que fizeram previsões sobre o que vai acontecer nos parques da Disney e falaram sobre o facto de as medidas a adotar serem totalmente diferentes às que o público estava habituado.
Parques vão estar mais vazios
Na China, o Shanghai Disneyland reabriu no início de maio e uma das medidas adotadas foi a redução de visitantes para 24 mil por dia, menos de um terço da capacidade do parque antes da pandemia provocada pelo novo Coronavírus.
Nos Estados Unidos da América, o plano é fazer o mesmo, mas a empresa ainda não deu detalhes sobre o assunto.
Sabe-se que as atrações individuais também terão limites de capacidade mais baixos, para reduzir a aglomeração de pessoas. Os fogos-de-artifício, desfiles e espetáculos, que tendem a atrair grandes multidões, foram suspensos.
A tecnologia terá um papel importante
A pandemia levou muitas empresas a explorar novas tecnologias para reduzir as oportunidades de transmissão de doenças. A Walt Disney World, que já possui uma aplicação e serviço de planeamento online com a My Disney Experience, anunciou um novo sistema de reservas para a entrada no parque. Como tal, os bilhetes não podem ser comprados à entrada do mesmo.
Outras maneiras de reduzir o contacto pessoa a pessoa incluem atendimento por telemóvel e pagamento sem contacto.
Novos procedimentos de saúde e segurança serão implementados
Citada pelo The Huffington Post, Carissa Baker, professora na Universidade Central da Flórida, diz que “algumas das mudanças mais notadas nos Estados Unidos da América estarão relacionadas com procedimentos de segurança”, acrescentando que concorda que a temperatura de todos os visitantes do parque seja medida à entrada.
Vários especialistas que conversaram com o mesmo órgão de comunicação disseram acreditar que os parques da Disney vão ter procedimentos de limpeza aprimorados até que exista uma vacina contra o coronavírus.
Máscaras vão ser obrigatórias
A Disney anunciou que as máscaras de proteção individual vão ser obrigatórias para funcionários e visitantes com mais de dois anos. Recorde-se que a empresa já tinha lançado uma linha de máscaras personalizadas com várias personagens da Disney.
Os funcionários terão que manter a distância social
Carissa Baker diz que “a Disney está a exigir aos empregados que usem máscaras e mantenham o distanciamento físico nos bastidores, que limpem frequentemente essas áreas e que verifiquem a temperatura corporal antes e depois de estarem no parque“.
Para além disso, experiências que envolvem o toque com os visitantes, como os encontros e cumprimentos de personagens da Disney que andam pelo parque, estão fora de questão.
“Sem as princesas e vilões da Disney a conversar com os convidados, a acenar dos carros alegóricos, a dar autógrafos e a pousar para fotografias, a ‘experiência da Disney’ vai perder muito“, disse Kathleen Wolfe, especialista em viagens da Disney.
O marketing enfatizará segurança e confiança
Muitos especialistas acreditam que a estratégia de marketing da Disney se vai adaptar à pandemia e se vai focar em tranquilizar os fãs que estão ansiosos para poder visitar os parques.
“A Disney provavelmente enfatizará os aspetos de segurança que eles colocaram em prática, e lembrará aos clientes que sempre confiaram na marca Disney, que devem continuar a visitar os parques“, afirma AJ Wolfe, fundador do Disney Food Blog.
Além de divulgar as medidas de distanciamento e saneamento, Carissa Baker prevê que a empresa invista em anúncios direcionados aos locais, seguidos por campanhas nacionais com mensagens como “estamos prontos para recebê-lo de volta”.