Parques da Disney reabrem com medidas de segurança apertadas

iStock-492888024 (1)
[Fotografia: iStock]

A Disney anunciou que vai reabrir os parques temáticos dos Estados Unidos da América por fases, a partir deste verão. As datas de reabertura dadas, até ver, serão a 11 de julho para o Walt Disney World, na Flórida, e a 17 de julho para a Disneyland, na Califórnia.

Os planos para a reabertura dos parques têm causado controvérsia, sendo que já existe uma petição pública para que as datas de reabertura sejam adiadas, de forma a proteger os trabalhadores e visitantes dos parques.

No entanto, segundo o The Huffington Post, a empresa diz que está a adotar várias medidas para promover a saúde e a segurança, incluindo a lotação de pessoas, medições de temperatura e uso de máscaras de proteção individual.

O órgão de comunicação falou ainda com vários especialistas, que fizeram previsões sobre o que vai acontecer nos parques da Disney e falaram sobre o facto de as medidas a adotar serem totalmente diferentes às que o público estava habituado.

Parques vão estar mais vazios

Na China, o Shanghai Disneyland reabriu no início de maio e uma das medidas adotadas foi a redução de visitantes para 24 mil por dia, menos de um terço da capacidade do parque antes da pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

Nos Estados Unidos da América, o plano é fazer o mesmo, mas a empresa ainda não deu detalhes sobre o assunto.

Sabe-se que as atrações individuais também terão limites de capacidade mais baixos, para reduzir a aglomeração de pessoas. Os fogos-de-artifício, desfiles e espetáculos, que tendem a atrair grandes multidões, foram suspensos.

A tecnologia terá um papel importante

A pandemia levou muitas empresas a explorar novas tecnologias para reduzir as oportunidades de transmissão de doenças. A Walt Disney World, que já possui uma aplicação e serviço de planeamento online com a My Disney Experience, anunciou um novo sistema de reservas para a entrada no parque. Como tal, os bilhetes não podem ser comprados à entrada do mesmo.

Outras maneiras de reduzir o contacto pessoa a pessoa incluem atendimento por telemóvel e pagamento sem contacto.

Novos procedimentos de saúde e segurança serão implementados

Citada pelo The Huffington Post, Carissa Baker, professora na Universidade Central da Flórida, diz que “algumas das mudanças mais notadas ​​nos Estados Unidos da América estarão relacionadas com procedimentos de segurança”, acrescentando que concorda que a temperatura de todos os visitantes do parque seja medida à entrada.

Vários especialistas que conversaram com o mesmo órgão de comunicação disseram acreditar que os parques da Disney vão ter procedimentos de limpeza aprimorados até que exista uma vacina contra o coronavírus.

Máscaras vão ser obrigatórias

A Disney anunciou que as máscaras de proteção individual vão ser obrigatórias para funcionários e visitantes com mais de dois anos. Recorde-se que a empresa já tinha lançado uma linha de máscaras personalizadas com várias personagens da Disney.

Os funcionários terão que manter a distância social

Carissa Baker diz que “a Disney está a exigir aos empregados que usem máscaras e mantenham o distanciamento físico nos bastidores, que limpem frequentemente essas áreas e que verifiquem a temperatura corporal antes e depois de estarem no parque“.

Para além disso, experiências que envolvem o toque com os visitantes, como os encontros e cumprimentos de personagens da Disney que andam pelo parque, estão fora de questão.

“Sem as princesas e vilões da Disney a conversar com os convidados, a acenar dos carros alegóricos, a dar autógrafos e a pousar para fotografias, a ‘experiência da Disney’ vai perder muito“, disse Kathleen Wolfe, especialista em viagens da Disney.

O marketing enfatizará segurança e confiança

Muitos especialistas acreditam que a estratégia de marketing da Disney se vai adaptar à pandemia e se vai focar em tranquilizar os fãs que estão ansiosos para poder visitar os parques.

“A Disney provavelmente enfatizará os aspetos de segurança que eles colocaram em prática, e lembrará aos clientes que sempre confiaram na marca Disney, que devem continuar a visitar os parques“, afirma AJ Wolfe, fundador do Disney Food Blog.

Além de divulgar as medidas de distanciamento e saneamento, Carissa Baker prevê que a empresa invista em anúncios direcionados aos locais, seguidos por campanhas nacionais com mensagens como “estamos prontos para recebê-lo de volta”.