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Partida, largada, fugida

O exercício em família, além de saudável, pode ser também divertido. Ajuda a fortalecer laços e a construir memórias em conjunto. Aproveite a pausa de Carnaval e ponha toda a gente em casa a mexer-se e de preferência ao ar livre.

Aproveitar o tempo

Parece cada vez mais escasso o tempo que te­mos para desfrutar da família. Em 2010, uma publicação da Fundação Europeia para a Me­lhoria das Condições de Vida e de Trabalho (Eu­rofound) concluiu que 28% dos trabalhadores dos países na União Europeia sentiam ter pouco tempo para a família. Mas não são apenas os pais que sofrem: no mesmo ano, um estudo comis­sionado pela Ikea, com dados de 25 países, re­velou que 73% das três mil crianças entrevista­das, entre os 7 e os 12 anos, diziam preferir brin­car com os pais a ver TV ou navegar na internet.

Embora nem sempre seja possível aumentar o tempo que passamos em família, podemos tentar aproveitá-lo ao máximo. E se aliarmos o prazer àquilo que nos faz bem, está encontra­da a fórmula perfeita para desfrutar do tempo em família – qualquer que ele seja.

Pela saúde familiar e nos dois sentidos

Os benefícios do exercício físico são bem co­nhecidos: melhorias no sistema respiratório e cardiovascular, fortalecimento dos mús­culos, redução do colesterol, diminuição do peso, combate ao stress… Numa época em que pais e filhos passam tanto tempo senta­dos, o exercício torna-se ainda mais impor­tante.

Estimular os seus filhos a praticar exercí­cio físico é um presente para a vida. Os hábi­tos que criamos na infância têm tendência a acompanhara-nos ao longo dos anos. E estimular bons hábitos desde cedo reflete-se na saúde. Num estudo realizado pelo Comité Olímpico Internacional, publicado em 2015, foi subli­nhada a importância do exercício físico co­mo forma de prevenir doenças crónicas não transmissíveis, incluindo doenças cardio­vasculares e cancro.

As crianças com asma, fibrose quística, depressão ou obesidade beneficiam da prática de exercício moderado, adaptado à sua condição. A prática de atividades físi­cas é uma alavanca para a confiança e uma arma contra a depressão: um estudo da Uni­versidade de Ciências da Saúde da Geórgia, nos Estados Unidos, publicado em 2009, con­cluiu que menos de uma hora de exercício fí­sico diário ajuda a reduzir os sintomas de de­pressão e aumenta a autoestima em crianças com excesso de peso.

Para mais tarde recordar

Quando praticamos exercício, o organismo liberta endorfinas, que produzem uma sen­sação de conforto e bem-estar. Ficamos mais descontraídos, mais felizes. E ter esses momentos com a família ajuda a fortalecer os laços que nos unem. Um passeio de bicicle­ta, uma caça ao tesouro ou um jogo de volei­bol de praia são pequenos momentos que cor­respondem a pequenas conquistas – mais um quilómetro percorrido, um tesouro encon­trado, um ponto marcado – que sabem ain­da melhor partilhadas. Momentos de diver­são que se transformarão em memórias pa­ra a vida.

Ideias para uma família em movimento:

Caminhadas, passeios de bicicleta, caças ao tesouro… As opções são muitas e não precisa de quase nada.

Aproveite os equipamentos públicos na sua zona. Muitos espaços verdes estão equipados com campos desportivos, circuitos de corrida, caminhos pedestres. E temos a praia aqui tão perto!

Permita que todos possam escolher as atividades a praticar: vão rodando o líder.

Esteja atento às diferentes aulas gratuitas que vão decorrendo perto de si. As Câmaras Municipais são ótimas organizadoras de atividades desportivas.

Aproveite os equipamentos públicos na sua zona. Muitos espaços verdes estão equipados com campos desportivos, circuitos de corrida, caminhos pedestres…

Desafie outra família para uma competição de equipas

Vantagens do exercício em família:

Diversão garantida para todos os membros

Aumento da confiança e da autoestima nas crianças

Fortalecimento dos laços familiares

Forte efeito anti-stress

Prevenção de doenças crónicas não transmissíveis

Combate à obesidade

Por Ana Pago, NM