Nova estrutura do Partido Popular espanhol só vai ter 17 mulheres

paridade shutterstock

O Partido Popular (PP) espanhol vai ter apenas 17 mulheres na estrutura de gestão formada pelo novo líder, Pablo Casado, menos de um terço (31,5%) do organograma composto por 54 cargos.

No entanto, refere a agência Efe, o comité diretivo do partido será totalmente paritário. Este órgão, composto pelo secretário-geral do partido, pelos vice-secretários e pelos porta-vozes do Congresso, do Senado e do Parlamento Europeu, será formado por cinco homens e por cinco mulheres.

As mulheres do comité

No comité diretivo do PP, Marta González ocupará a vice-secretaria da comunicação, o antigo cargo de Pablo Casado, enquanto a ex-ministra da Agricultura, Isabel García Tejerina, assegurará a vice-secretaria de setorial.

A ex-vice-secretária de Estudos e Programas, quando Mariano Rajoy estava à frente do PP, Andrea Levy, permanecerá no cargo, enquanto a quarta vice-secretária a ser ocupada por uma mulher será a Política Social, que será presidida pelo prefeita de Logroño, Cuca Gamarra.

O grupo de cinco mulheres do comité diretivo fica concluído com a ex-ministra da Saúde, Dolors Montserrat, que será a porta-voz do PP no Congresso, substituindo Rafael Hernando.

Espanha: Contra governo de mulheres, liderança feminina na oposição?

Delas/Lusa