
A Páscoa será mesmo diferente este ano, com seguramente menos gente à mesa. A ordem para ficar em casa e a proibição de sair do concelho residência sem a devida justificação, traz agora novos desafios.
Apesar das restrições ainda mais apertadas e impostas pelo segundo decreto de Estado de Emergência devido à pandemia do Covid-19, tal não significa que deixe de ter um pequeno sabor e aroma da época festiva.
Se é das que gosta de, com diz a voz popular, por a mão na massa, então pode começar a preparar o seu próprio folar. Esta receita é light, segundo revela a nutricionista, autora da Dieta3Passos, Filipa Cortez Faria ao Delas.pt, ajudando a baixar os altos níveis nutricionais gerais que se vivem nestas épocas festivas do ano.

Ingredientes (30 porções):
25 g de fermento fresco de padeiro
300 ml de leite magro
700 g de espelta moagem grossa + 700 g para ir adicionando
250 g de açúcar de coco
150 g de manteiga magra
6 ovos M
1 cálice de vinho do porto
1 colher de sopa de canela
Modo de preparação:
Comece por misturar o fermento fresco com o leite e 1 colher de sopa de açúcar de coco e misture bem.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Paralelamente, num recipiente grande, acrescente os seguintes ingredientes pela ordem mencionada: farinha, açúcar, fermento diluído no leite, manteiga, ovos, vinho do porto e canela.
Misture bem até obter uma massa homogénea. De seguida, adicione a restante farinha e misture até obter uma massa com uma consistência semelhante a pão.
Deixe a massa repousar e levedar durante pelo menos duas horas, no recipiente tapado com um pano ou película aderente.
Molde a massa no formato de folar e deixe levedar mais 30 minutos.
Por fim, coloque a massa num forno a 200ºC durante 45 minutos ou até o palito sair limpo.
Valor nutricional (por dose):
236Kcal; 8,0g de proteína; 4,0g de lípidos (dos quais 1,0g saturados); 41,9g de hidratos de carbono (dos quais 8,9g açúcar) e 2,0g fibra (por porção).