Patchwork: a moda dos retalhos que se tornou um símbolo hippie

Coser vários quadradinhos de tecido uns aos outros, e com eles fazer um padrão de retalhos, chama-se patchwork. É uma técnica bem antiga, mas que está outra vez na moda. O estampado que recria esta técnica é visível um pouco por todo o lado, e é nos vestidos comprido e calças que mais tem dado nas vistas.

A moda não é nova e tornou-se nos anos 70 dos século passado um dos elementos mais marcantes do estilo hippie. Na década da ‘paz e amor’, das comunidades naturistas e dos cabelos compridos, a moda dos retalhos a par do crochet, representava o regresso às origens que tanto era pregado à época e de que agora falamos mais que nunca.

A sustentabilidade, a ligação com a natureza, a conciliação e o slow living são alguns dos temas mais quentes da nossa era, debatidos em toda a parte numa procura desenfreada por um estilo de vida que torne a Humanidade mais realizada. Mais uma vez a moda prova que é um espelho, talvez um dos melhores, da sociedade, e ainda antes de sabermos que estamos a um passo de um novo capítulo de ‘paz e amor’, já nos está a dar o guarda-roupa adequado.

Veja na galeria algumas das peças de roupa que seguem esta tendência.

Socorro, comprei umas calças cobra e agora com o que é que as visto?