Patins: um ótimo exercício físico e como aprender a andar

iStock-904809878(1)

Não adora correr mas sente que precisa de fazer algum tipo de desporto e exercício físico? E será que alguma vez já pensou em andar de patins? Nós explicamos, passo a passo, como aprender a andar nestes complexos instrumentos de mobilidade.

Há quem adora andar neles e quem tenha medo de cair. Mas não desespere, esta pode ser uma nova e divertida aventura. Existem tanto os patins em linha como os de quatro rodas e ambas as hipóteses vão ser benéficas para si. Além do mais, andar de patins é um dos desportos que mais calorias queima, uma vez que acaba por mexer todo o corpo e ter de se esforçar para manter o equilíbrio.

Numa situação em que estamos com algumas restrições no que diz respeito a andar pelas ruas, devido à pandemia da Covid-19, e principalmente se está farta de fazer sempre as mesmas coisas, porque não variar? Esta pode muito bem ser a solução.

A Vogue espanhola falou com uma equipa especializada em patinagem, a Club Tres60, que deu algumas dicas fundamentais caso queira investir neste modelo de desporto. Ora espreite abaixo:

Benefícios para o corpo e mente

“A patinagem é classificada como um dos desportos mais abrangentes, a par com a natação e a corrida”, afirmam os membros da equipa. Por entre os pontos positivos deste desporto está o “ativar o corpo, tonificar os músculos, fortalecer o coração, queimar calorias, exercitar o equilíbrio e a elasticidade”, explicam os membros ao meio citado.

Este é, então, um ótimo exercício de cardio, uma vez que “cuida e fortalece os pulmões e o coração e, como desporto fundamentalmente de aeróbica, uma vez que faz com que os sistemas cardiovasculares e respiratórios funcionem”, reitera a equipa profissional. A nível muscular, praticamente todos os músculos são exercitados mas um dos músculos mais trabalhados é precisamente o que mais nos tende a preocupar: os glúteos, a região lombar e os abdominais. Também os ombros e braços acabam or mexer bastante.

Mas também a nível mental existem os seus pontos fortes, devido à disciplina que o desporto exige. “Contribui para desconectar a mente e queimar adrenalina, o que ajudará a melhorar o seu humor, auto estima, controlar a ansiedade e ainda melhor o seu sono”, destacam os especialistas.

A postura correta é fundamental

Como em qualquer outra prática desportiva, a postura é fundamental na patinagem. E é necessário aprender técnicas que permitam que evitemos lesões desnecessárias: “É muito comum que os iniciantes comecem a andar de pé, o que levará à ineficiência do impulso e é também mais arriscado a nível de possíveis quedas descontroladas. É importante, assim sendo, prestar atenção à flexão dos joelhos e a ter um equilíbrio correto entre uma perna e a outra”, explicam. A coisa correta a fazer, portanto, será “fletir um pouco o corpo e avançar levemente inclinada, para evitar evitar cair de costas”, apontam.

Aprender a cair

Principalmente no início, é mais do que normal existirem algumas quedas. O importante é que não desespere e desista. Por isso, para além de devermos evitar cair, devemos também aprender a “cair bem”, evitando lesões mais graves. O primeiro grande passo é deixar de ter medo de cair e aprender a postura correta que lhe dê mais equilíbrio. “É conveniente que caia sempre para a frente, procurando o chão com as mãos, com os braços semi fletidos e os joelhos o mais próximo possível, para que as nossas joelheiras e cotoveleiras diminuam o impacto contra o chão”, indicam.

Nas aulas deste grupo profissional este é, aliás, o primeiro passo: aprender a cair e ficar familiarizada com o chão. Isto ajuda a diminuir o medo e sentir-se mais segura.

Exercícios para começar a andar

Para começar a andar nos patins, é importante ter em atenção alguns fatores e começar por pequenos exercícios.

O primeiro passo é cair para o chão: mantenha os joelhos levemente dobrados, incline-se para o chão, apoiando as mãos primeiro (os cotovelos devem estar ligeiramente dobrados) e depois os joelhos. Estes devem cair juntos e próximos aos braços.

De seguida, aprenda a usar os travões: afaste os pés longitudinalmente e flita a perna traseira como se estivesse sentada num banco (mantenha a maior parte do peso nessa mesma perna). Mantendo a posição (sem os pés se juntarem), levante a ponta do patim dianteiro, ativando o travão. Recorde-se que apenas um patim tem travão.

Pratique o equilíbrio deslocando o seu peso de uma perna para a outra.

E, por fim, não se esqueça de procurar uns patins adequados ao seu número e com os quais se sinta segura.