Paulo Furtado: “Sinto que ainda estamos muito longe de chegar à igualdade de género”

O cantor Paulo Furtado, conhecido pelos portugueses pelo nome artístico The Legendary Tiger Man, vai ser um dos protagonistas da exposição “Na Pele Dela”, uma iniciativa onde vários homens se deixaram fotografar, vestidos de mulher, com o objetivo de lutar pela igualdade de género. Para o artista português, este ainda é um problema grave.

“O que me levou a aceitar o convite é o facto de me identificar e relacionar com a questão da igualdade de género, que acho que ainda é um problema grave, não só em Portugal mas no mundo e que nos afeta a todos de um modo muito claro e quotidiano”, explicou ao Delas.pt Paulo Furtado.

Há 10 anos, quando lançou o álbum Femina, Paulo Furtado apareceu na capa do disco com metade do rosto maquilhado. Na altura não tinha, por trás desta opção, o objetivo de lutar contra a igualdade de género, mas reconhece que a capa pôs as pessoas a pensar.

Isso é uma das coisas fundamentais que a arte tem que fazer: questionar. Não temos de saber todas as perguntas que uma obra leva a fazer, mas se não fizer nenhuma então não devemos estar a fazer as coisas bem”, afirmou The Legendary Tigerman.

Uma década depois, acredita que os portugueses estão finalmente a perder o medo de reivindicar os seus direitos e de falar sobre o que está mal.

“Por outro lado, sinto que ainda estamos muito longe de chegar à igualdade de género e não creio que este seja um assunto que esteja claramente na ordem do dia, daí ser fundamental criar ações como esta que o tragam para a luz”, sublinhou Paulo Furtado.

O álbum Femina assinala, este ano, 10 anos. Para comemorar, The Legendary Tigerman vai dar um concerto especial, dia 26 de outubro, no Centquatre-Paris, com várias surpresas e convidadas. No entanto, não vai ter nenhum evento de comemoração em Portugal.

De momento não há nada previsto, com muita pena minha. Mas há um disco na calha que terá um momento ‘zero’ em outubro, com o lançamento mundial de um novo single gravado com a Asia Argento, com quem o ‘Femina’ começou e que marca uma nova era Femina.

Clique aqui e siga-nos no Instagram

“Na Pele Dela”: Famosos portugueses vestem-se de mulher para chocar público