Pé de Chumbo: vestidos feitos fio a fio

A coleção para o outono/inverno do próximo ano, da marca Pé de Chumbo, de Alexandra Oliveira, foi a segunda a desfilar na passerelle do Portugal Fashion esta sexta-feira, mas a primeira a pisar o chão branco da Alfândega do Porto. Os coordenados e os vestidos mostraram mais cor do que é habitual nas coleções da marca. Além dos já comuns preto e cinzento, a marca nacional apresentou peças em bege, azuis e verdes.

Alexandra Oliveira baseia a Pé de Chumbo nas tecnologias tradicionais do tear e assume essa tradição. É por isso que vemos fios entrelaçados e tecidos sobrepostos, assim como faixas compactas unidas pela estrutura, usando falhas premeditadamente. É na verdade a tecnologia aparentemente ancestral que torna todo o trabalho de modelagem ainda mais interessante, havendo também espaço para a referência aos tapetes de trapo e ao fio.

Como está presente em vários mercados internacionais e pretende satisfazer todos os gostos, a Pé de Chumbo optou por dividir a coleção em três temas distintos: uma parte sportswear, uma festiva e outra casual chique.

As peças do look mais festivo têm um brilho subtil nos rendados com folhos. Já as do tema casual chique, onde reinaram os camisolões e vestidos soltos em tiras de malha para usar em ambientes mais descontraídos, despertaram a atenção pelas lãs grossas com várias cores e riscas.