Peças sem estação: a moda brasileira em Portugal

Vindas do outro lado do Atlântico, dez marcas brasileiras de moda desembarcaram em Portugal e por cá vão ficar até 12 de novembro. Hospedadas na Casa Pau-Brasil, perto do Príncipe Real, em Lisboa, as peças são da coleção de outono / inverno 2017 e pretendem ganhar espaço nos roupeiros das portuguesas.

Denise Gerassi foi a primeira designer com quem falámos. Demos por ela assim que entrámos para a sala onde estavam expostas peças de várias marcas. Junto a um expositor, Denise agarrava numa carteira e sorria enquanto a fotografavam. Logo percebemos que era a designer da marca.

As peças da marca Denise Gerassi destacam-se pelas técnicas utilizadas para trabalhar os vários materiais, estes na sua maioria reciclados. A primeira coleção, que se encontra agora em Portugal, é inspirada na Lenda de Vitória Régia, uma conto brasileiro. Bastante ligada à cultura e história brasileira, a designer procura criar peças intemporais, fazendo assim frente ao desafio das estações inversas: “A nossa coleção é atemporal. Não é uma coleção primavera / verão ou outono / inverno. Até porque são bolsas que têm de durar a vida toda. Podemos lançar pequenas cápsulas dentro da coleção com novas cores, novos modelos, mas a ideia não é mudar tudo”, explicou.

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Do lado oposto da sala encontramos Juliana Affonso Ferreira. Cresceu na Bahia, rodeada de natureza e onde, diariamente, avistava alguns macacos a saltar de árvore em árvore. Aliou-se à sua amiga Maya Pope e juntas criaram a Isolda. Uma marca de roupa feminina e jovial que se distingue pelas cores vibrantes e pelas técnicas à mão típicas do Brasil utilizadas nesta coleção.

Linho, algodão, sedas e couro, são os materiais mais utilizados, mas Juliana avança que estão pensadas peças novas também em tricô e caxemira. Confessa ainda que o facto de as estações do ano serem desencontradas se torna um desafio: “Porque no verão você pode abusar mais das cores e no inverno as pessoas se vestem mais sóbrias e procuram isso nas roupas. Então é sempre um desafio, porém, no inverno nós temos alguns casacos, algumas peças overtops que no verão não tem tanto e os tecidos também são um pouco mais invernais. A gente tenta fazer uma parte da coleção para agradar de acordo com o verão brasileiro e uma parte que funcione aqui também para o inverno”.

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Também Lourenço Bartholomei, dono da marca de luxo Cecília Prado e Presidente da Associação de Estilistas Brasileiros (ABEST), falou connosco depois de reunir com o Embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, Embaixador do Brasil em Portugal. Além de nos falar sobre a marca, que se distingue pelo trabalho que faz com o tricô, produzindo peças únicas, Lourenço Bartholomei referiu a importância de trazer os designers brasileiros para a Europa, mostrando como o Brasil pode ser forte não só no segmento de moda praia.

Também o desafio do calendário da moda foi uma questão central: “Os grandes players do mercado da moda mundial, os Estados Unidos, a Europa e o Japão, todos eles estão no Hemisfério Norte, e mesmo as marcas estrangeiras que estão no Brasil sofrem com esse problema. Então, o que acontece é que algumas marcas optam por lançar primeiro a coleção no Brasil e depois a coleção na Europa, outras optam por primeiro lançar no mercado europeu e depois no mercado brasileiro”, explicou Lourenço Bartholomei.

No caso da Cecilia Prado, Lourenço afirma que a marca procura sempre ter “um produto atemporal, no sentido em que dificilmente se vende um produto que seja específico para aquele momento e quando acabar aquela estação, a tendência foi embora e o produto não serve mais”. Distingue-se ainda por trabalhar sobretudo com tricô, apresentando peças produzidas à mão.

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A Casa Pau-Brasil, onde só entram produtos com sotaque brasileiro, continua assim a apostar em nomes de referência e qualidade, trazendo para Portugal o que de melhor existe no Brasil. Além das três marcas já referidas, também Cabana, Martha Medeiros, Catarina Mina, Lilly Sarti, SERPUI, VEJA e UMA | Raquel Davidowicz, estão presentes nesta iniciativa organizada pela ABEST em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil).

 


Conheça melhor a Casa Pau-Brasil: Moda, chocolate e design. Tudo made in Brasil, no Príncipe Real.

Veja ainda a entrevista sobre a marca Granado.