Pedicure impecável por quatro semanas? Passo a passo para fazer em casa

Beautiful girl lying on chaise near swimming pool. Close up photo of legs.
[Fotografia: Freepik]

Ir e voltar de férias, fazer e desfazer malas, preparar para o regresso às rotinas. Há sempre tanta tarefa por cumprir em véspera de ir de férias e após o término, que os pés são provavelmente a parte do corpo que menos nos preocupa.

Para que possa saltar este cuidado numa altura em que tem mais em que pensar, a técnica de esmalte semipermanente pode ser a solução, sem comprometer o resultado, uma vez que têm uma duração que pode chegar às quatro semanas.

Ao contrário do esmalte clássico, o semipermanente, mais brilhante e duradouro, requer mais tempo de secagem, levando cerca de 20 a 30 minutos de exposição e fixação através da lâmpada usualmente disponível nos salões de beleza. Também a remoção implica mais cuidados, uma vez que a aplicação de acetona não chega para remover a tinta semipermanete das unhas. Com esta técnica de pedicure, terá de aplicar um solvente específico para remover a cor.

Guia para aplicar a técnica em casa

Mas será possível fazer em casa? A resposta é: sim! Num primeiro momento, deverá preparar a unha, retirando peles, cutículas e dando-lhe a forma pretendida. Posteriormente, é preciso limpar, desengordurar e aplicar uma gota de primer em cada uma delas, deixando secar por 30 segundos.

De seguida, deve espalhar a base que terá de ficar a secar por mais meio minuto sob incidência direta de uma lâmpada LED ou UV. Segue depois para a aplicação do esmalte – a cor que pretende – e que deve ser feita em duas camadas, com secagem entre ambas. Volta a colocar as unhas sob incidência da luz de lâmpadas LED ou UV por mais 30 segundos e finaliza com um top coat para que a cor da unha não comece a escamar com a areia, com a água do mar, com o cloro ou até com os impactos normais de quem anda com os pés a descoberto.

Sobre as cores que escolher para as unhas, pode fazer um match perfeito do tom usado nas mãos e nos pés ou pode optar por tonalidades diferentes. Neste sentido, aconselha-se a escolha de tons mais claros para as mãos e mais escuros para os pés ou tonalidades mais quentes e mais frios dentro do mesmo tom.