Pedro Pedro: “Estamos a passar um momento decisivo no que toca ao universo feminino”

Pela quarta vez Pedro Pedro apresentou o seu trabalho na Semana de Moda de Milão. O designer de moda surpreendeu com peças formais, elegantes e distintas do estilo casual e cool a que o público está habituado (veja a comparação mais abaixo). Depois do desfile, em entrevista ao Delas.pt, Pedro Pedro falou sobre esta mudança de estilo, do que o inspirou e do que vai continuar a ser tendência no próximo inverno.

A coleção para o próximo outono/inverno foge daquilo a que estamos habituados a ver de Pedro Pedro. A que se deve esta mudança?

Não gosto de estagnar. Gosto de me desafiar a mim próprio. É claro que se nota que são coisas minhas, têm o meu cunho, mas o intuito era dar uma proposta a mulheres mais adultas. Uma classe de roupa que tem sido negligenciada é a roupa de trabalho e eu procurei dar uma proposta interessante fugindo um pouco à camisa branca e ao fato, tentando dar mais personalidade à roupa de trabalho. Aquilo que eu gosto no meu imaginário continua lá. Aquele oversize, as sobreposições, os grandes volumes. Isso continua tudo lá, o que é engraçado porque tornam tudo menos formal, apesar de as cores serem todas muito clássicas: o camel, o castanho, o branco. Eu queria agarrar naquilo que é a ideia de que uma camisa é uma camisa e brincar um bocadinho para torná-la interessante e diferente, usando os materiais apropriados.

Exemplos das últimas três coleções de Pedro Pedro, da esquerda para a direita: outono/inverno 2017-2018; primavera/verão 2018 e outono/inverno 2018-2019. [Fotografias: Ugo Camera]

Mas houve um elemento comum à coleção do ano passado: as botas de borrachas. Estas continuam a ser tendência no inverno de 2018/2019?

Sim, Nova Iorque está cheia de galochas. É um material interessante e acho que torna tudo mais bruto e mais duro também. Torna-se ainda prático para trabalhar, principalmente nos dias de mau tempo.

Além das botas de borracha, voltou a apostar em peças impermeáveis.

Eu tento não me prender a nada e não sei muito bem o que vou escolher para a próxima estação. Trabalho muito instintivamente, portanto, quando vejo os materiais ou gosto ou não gosto e nas últimas estações estes têm sido os mais interessantes. Acho que o vestuário passa muito pela inovação dos materiais, se calhar as formas já estão todas feitas e aqui é uma questão de styling e de tentar inovar. Onde há o grande salto e de grande importância é na parte técnica dos materiais e na evolução que eles têm tido.

“A minha mulher estava um bocadinho jovem. As mulheres estão a lutar pelos seus direitos e pela igualdade e isso também se pode traduzir um bocadinho na escolha do tema. Não foi algo direto, mas é um vibe que anda no ar”

Tendo em conta esta coleção, que mulher é que Pedro Pedro veste?

Eu tenho feito roupa mais cool, mas descontraída. A minha mulher estava um bocadinho jovem. Tudo o que se passa no mundo e à nossa volta, as mulheres a falarem mais alto, começarem a reivindicar para elas e a assumirem papéis importantes a que têm todo o direito e todo o mérito – sempre tiveram mas nunca foram apreciadas por isso… Estamos a passar um momento decisivo no que toca ao universo feminino. As mulheres estão a lutar pelos seus direitos e pela igualdade e isso também se pode traduzir na escolha do tema. Não foi algo direto, mas é um vibe que anda no ar.

A mulher de Pedro Pedro amadureceu?

Sim. Amadureceu. Tornou-se mais forte e interventiva.

Além de peças monocromáticas em cores neutras, também desfilaram modelos com riscas verticais. Qual a importância deste padrão na coleção?

As riscas são do universo do traje do trabalho, do office, mas não são deste tamanho. Optei por umas riscas mais largas e maiores, mas normalmente são um atributo a camisas de trabalho. É algo que se veste por baixo de um blazer e eu também queria jogar com esse universo. Há sempre um lado masculino, eu sou homem portanto, também trago este meu lado de poder brincar com o universo masculino. Neste caso, um bom fato com uma camisa de riscas foi a ideia e transformaram-se em vestidos.

Percorra a galeria de imagens acima para ver a coleção de Pedro Pedro para este outono / inverno, apresentada em Milão.

[Imagem de destaque: Portugal Fashion]

Designers portugueses apresentam coleções na Semana de Moda de Milão