Pele sensível e pele sensibilizada? Sim, há diferenças e cuidados distintos

pele
[Fotografia: Vitaly/ Pexels]

Apesar de parecem iguais, pele sensível e pele sensibilizada são duas condições totalmente diferentes. A verdade é que por vezes julgamos ter a pele sensível, mas não, está apenas sensibilizada.

Mas como perceber a diferença entre estes dois conceitos? A pele sensível afeta cerca de um terço da população adulta e geralmente tem origem genética. Segundo a dermatologista Marisa Garshick explicou à revista InStyle, a pele sensível é facilmente irritada ou reativa e pode apresentar vermelhidão, escamação, ressecamento, comichão e até o surgimento de espinhas.

Alterações na função de barreira da pele devido a radiação UV, variações de temperatura, estado de saúde, entre outros, podem ser responsáveis pela baixa tolerância cutânea. O ideal nestes casos é adotar uma rotina de skincare adequada ao seu tipo de pele de forma a fortalecer a barreira cutânea.

Por outro lado, a pele sensibilizada partilha de vários sintomas da pele sensível, contudo, distingue-se por uma reação alérgica quase imediata e que se torna evidente, frequentemente, entre 24 a 72 horas.

Ou seja, este tipo de pele é temporariamente reativa após o contacto com algum fator externo mais agressivo. Estas sequelas podem ainda ser acompanhadas por sintomas como olhos inchados e lágrimas.

No entanto, uma pele sensível pode ser sensibilizada por um alérgeno. O recomendado é consultar um dermatologista para identificar o seu tipo de pele e aconselhar a melhor rotina para acalmar a pele sensível ou terminar com os sintomas de pele sensibilizada.