Peng Liyuan, a primeira-dama chinesa mostrou a sua elegância em Lisboa

Na visita oficial a Portugal, que começou esta terça-feira, 3 de dezembro, e terminou hoje, o presidente chinês, Xi Jinping, fez-se acompanhar da sua mulher, Peng Liyuan, nos encontros ao mais alto nível.

Na tarde de terça-feira, o presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu o presidente a primeira-dama da China, no Palácio de Belém, após uma cerimónia de boas-vindas na Praça do Império, em Lisboa. A este encontro a três, seguiu-se depois um encontro alargado às delegações portuguesas e chinesa.

Xi Jinping assumiu a presidência, em 2013, e é o quarto chefe de Estado da China a visitar Portugal, depois de Hu Jintao, em 2010, de Jiang Zemin, em 1999, e de Li Xiannian, em 1984.

Nas suas visitas oficiais ao estrangeiro o presidente não prescinde da companhia da mulher, que como primeira-dama se destaca pela imagem de elegância e sofisticação, sendo também um ícone de moda local.

O carisma de Peng Liyuan, de 56 anos, antiga soprano que conheceu uma carreira de êxito como cantora nesse registo, torna-a bastante popular dentro e fora da China, com muitos dos seus compatriotas a compararem-na a Michelle Obama e Carla Bruni.

Foi no Exército Popular da China que, aos 18 anos, Peng Liyuan se formou musicalmente, conservando até hoje a patente de general. Nos anos oitenta tornou-se famosa ao atuar numa das galas de Ano Novo, transmitidas na televisão estatal chinesa, a ponto de ser mais conhecida que Xi Jinping, antes de este ser nomeado presidente da China.

Depois de o marido assumir o cargo como secretário-geral do Partido Comunista Chinês, em 2012, e, meses depois, o de presidente do país, Peng Liyuan deixou de atuar como cantora, para assumir o papel de primeira-dama, um papel particularmente ativo considerando as suas antecessoras.

Participando em atividades solidárias e de promoção da identidade cultural da China, Peng Liyuan converteu-se também numa referência da moda, dentro e fora de portas, usando, normalmente, “trajes discretos, mas ao mesmo tempo “graciosos e confortáveis”, acompanhados de “penteados simples” e clássicos, com o cabelo quase sempre apanhado, como escreveu o diário South China Morning Post, em 2013.

Essa imagem de marca tem sido conservada ao longo destes seis anos, como mostra a galeria, em cima, que documenta as visitas do casal aos mais diversos países, ao lado dos líderes mais importantes do mundo.