Perder a avó pode causar forte depressão sobretudo nos jovens, diz estudo

pexels-sergey-makashin-5444886
[Fotografia: Sergey Makashin/pexels]

Perder um outro membro da família também impacto, mas este estudo publicado na SSM – Saúde Mental avançou que o desaparecimento da avó traz ainda mais consequências. A investigação descobriu que metade dos jovens mostrou sintomas de depressão sete anos depois da morte da familiar.

Os especialistas acreditam que se deve dar o devido valor ao impacto que a morte de uma avó pode ter num jovem. Isto porque, mais tarde, tem maior tendência para desenvolver transtornos ou criar vícios.

“Só porque estas experiências são comuns não significa que não sejam uma fonte de grande tristeza para muitas pessoas e possivelmente um fator de risco para piores resultados de saúde”, explicaram os autores do estudo Ashton Verdery, Harry e Elissa Sichi, em comunicado.

Verdery comandou ainda um outro estudo sobre a morte de um familiar durante a pandemia da covid-19. Cerca de quatro milhões de crianças e adolescentes perderam a avó para o coronavírus.

O professor afirmou que, durante a pandemia, os mais novos não ficaram tristes apenas com as escolas a fechar, mas também estiveram de luto.