Perder peso ou perder volume? Quais as diferenças e o que deve ser feito

perder_peso_destaque

Quando se quer emagrecer, existe uma obsessão com a balança, sobretudo em perder um número de quilos semana após semana. No entanto, importa mais perder volume do que emagrecer se o objetivo é diminuir alguns tamanhos.

Portanto, perder peso e perder volume são objetivos diferentes e a forma de o conseguir também é muito diferente.

É errado centrar no que a balança marca. Na realidade, o peso pode oscilar por muitos motivos diferentes, por exemplo, retenção de líquidos um pouco antes de chegar a menstruação.

A maioria das dietas para perder peso têm uma forte restrição calórica e implicam exercícios cardiovasculares que têm como intuito fazer suar, para queimar calorias e reduzir quilos, um conceito rígido e difícil de manter. A longo prazo o metabolismo fica mais lento porque se acostuma a uma dieta mais restrita.

No entanto, ao invés de pesar todos os dias, para ver progressos no plano de emagrecimento deve apostar na perda de volume, ou seja, perda de gordura. Ao contrário de pesar, deve tirar medidas com fita métrica, verificar o volume do peito, cintura, quadris, contorno dos braços e pernas, anotar e ver a diferença a longo prazo.

Assim, priorize planos de treino que combinem o cardio com pesos e uma dieta rica em vegetais e proteínas.