“Perdoa-lhes. Elas não sabem o que fazem”

Carolina Patrocínio
Carolina Patrocínio

“Acham que podem observar constantemente o teu corpo como se de um animal raro se tratasse”. Começa assim o texto que Rita Ferro Rodrigues dedica a Carolina Patrocínio na plataforma Capazes.pt. A apresentadora da SIC defendeu a colega das críticas que esta recebeu a propósito do vestido que levou para o casamento da irmã mais nova, Inês, no passado fim de semana.

Num texto publicado naquele site, Rita Ferro Rodrigues explica que a apresentadora do programa ‘Fama Show’, da estação de Carnaxide, nasceu com “Pectus Excavatum (deformidade do tórax e osso esterno caracterizada por uma depressão do esterno e costelas na frente do torax)”. “[Elas] Não sabem que casos brandos desta deformação originam apenas um problema estético, mas nos mais graves a deformidade pode provocar a falência de funções cardíacas e respiratórias. Não é o teu caso. Não sabem que muitas pessoas que sofrem desta condição, especialmente jovens, sofrem de bullying social e evitam despir-se, ir à praia, usar decotes, etc.”, prossegue.

O vestido usado pela apresentadora da SIC que foi alvo de críticas
O vestido usado pela apresentadora da SIC que foi alvo de críticas

Rita Ferro Rodrigues elogia ainda a “grandeza” de Carolina Patrocínio, “uma mulher linda por dentro e por fora, com um sorriso que nos desarma pela sua malandrice”, “uma colega valorosa e solidária, sempre pronta a trabalhar, inteligente e despachada”, “uma atleta extraordinária que nos motiva a todas a treinar, pelo teu exemplo de saúde (uma determinação que nada tem a ver com vaidade, mas lá está… Elas não sabem)” e “uma mãe muito presente, cheia de amor e de luz, convicta em educar crianças fortes e independentes”.

O texto termina com um pedido: “Continua a ser forte e feliz como és”.

Na sua página de Facebook, Carolina Patrocínio disse apenas “obrigada”.