Pernas para que vos tenho

imagem_abertura_Mylan_Art2

Sentir as pernas tão pesadas que até a mais pequena tarefa nos custa. Todos já passámos por isso. Mas não é para isso que as pernas servem…

A sensação de pernas pesadas pode acontecer a qualquer pessoa que esteja de pé durante longas horas, seja parada ou mesmo a andar. No entanto, esta sensação de peso acontece mais frequentemente e com maior intensidade a quem tem problemas de circulação sanguínea.

Quando o sangue não flui corretamente pelos vasos sanguíneos, a circulação sanguínea diminui e acontece a dilatação dos vasos. Aí surgem pernas pesadas e cansadas, as varizes e as flebites, que apesar de serem incómodas, não são casos graves. Contudo, se não forem tratadas a tempo e se não existirem os devidos cuidados, podem levar a complicações de maior gravidade, reduzindo a qualidade de vida. Daí que seja essencial ter atenção alguns aspetos do quotidiano, como o estilo de vida praticado.

Algumas das causas mais frequentes para o transtorno na circulação sanguínea são um estilo de vida inadequado, marcado pelo sedentarismo, alimentação desequilibrada e tabaco, e a falta de acompanhamento médico. Por exemplo, as posições de pé e sentado por longos períodos de tempo devem ser evitadas, visto que favorecem a estagnação do sangue nas veias. Por isso, é essencial manter um estilo de vida saudável, que conjugue a prática de exercício físico regular com uma alimentação equilibrada, de forma a ter as pernas para o que realmente servem: desfrutar delas.

 

A prática de exercício físico, pelo menos três vezes por semana durante 30 minutos, é um dos maiores fatores benéficos para uma boa circulação sanguínea. Isto porque os músculos, ao serem contraídos, comprimem as veias e impulsionam o sangue em direção ao coração. Para além disto, o exercício físico aumenta o fluxo arterial, favorecendo o sistema cardiovascular e diminuindo a pressão sanguínea. No entanto, nem todos os desportos físicos devem ser praticados por quem tem problemas de circulação sanguínea, sendo os mais aconselháveis a ginástica, o ciclismo, a dança, a natação e o golfe. Já o basquetebol, o ténis e o squash devem ser evitados, visto que provocam variações na pressão do sangue nas veias.

Mas, aliado ao exercício físico regular, é essencial manter uma alimentação saudável e equilibrada, a par de uma boa hidratação (1,5 a 2 litros diários). Assim, para favorecer a fluidez da corrente sanguínea, deve optar-se por uma dieta mediterrânica, incluindo azeite e gorduras poli-insaturadas, que se encontram nos óleos de sementes de girassol, milho e soja, assim como nos frutos secos, e que ajudam a regular a pressão arterial, a vasodilatação e a coagulação. Para além disto, é fundamental comer alimentos com fibras, que ajudam a evitar o aumento da pressão arterial, a debilitação das paredes das veias e reduzem o risco de varizes; e cortar no sal, pois este aumenta os problemas circulatórios, ao criar retenção de líquidos.

Assim, de forma a evitar a sensação de pernas pesadas provocada pela má circulação sanguínea e que provoca tantos impedimentos, deve praticar-se exercício físico de forma regular, aliado a uma alimentação saudável e equilibrada. Se seguir estes cuidados, terá pernas leves e prontas para a levarem para qualquer aventura! Porque é por isso que as tem!

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.