Personagens femininas e fortes que mudaram o cinema

pexels-rodolfo-clix-1161934(1)

Durante muito tempo, nos filmes, os super-heróis eram apenas homens e os chefes das empresas também. Aos poucos, fomos mudando de mentalidade e mostrando que no cinema as mulheres também têm lugar, mesmo em papéis de maior relevo.

Ainda nos falta percorrer um longo caminho para que homens e mulheres estejam exatamente no mesmo patamar. E isto verifica-se nas mais variadas áreas, do desporto à televisão, das artes às companhias empresariais, nas desigualdades salariais e na facilidade de progressão na carreira.

Se a popular série da Netflix, ‘A Casa de Papel’, ficou conhecida também por dar destaque a várias mulheres protagonistas, os passos começaram a ser dados bem antes.

Veja abaixo algumas protagonistas femininas que mostram que as mulheres podem ser empoderadas, furiosas e destemidas, e que mudaram o roteiro do mundo cinematográfico. Será que já viu todos estes filmes?

Allien

A personagem Sigourney Weaver tornou-se, em 1979, a primeira grande heroína de ação moderna a entrar nos grandes ecrãs.

Mad Max

Charlize Theron foi considerada de forma quase unânime como uma das melhores personagens da última década, com a sua participação no filme Mad Max, que irá ter agora a sua segunda parte.

Mulher maravilha

Gal Gadot, que interpreta do papel de mulher maravilha, foi responsável por um autêntico fenómenos de bilheteiras, que tirou as dúvidas no facto de se pensar que filmes com mulheres protagonistas não seriam tão bons ou vistos.

Guerra das Estrelas

Carrie Fisher será sempre especialmente conhecida pela sua participação na saga da ‘Guerra das Estrelas’, sendo uma das personagens femininas mais icónicas e influentes no mundo da cinematografia de ação.

Lara Croft

Angelina Jolie é uma mulher inquestionável no mundo do cinema, tendo já protagonizado vários papéis de destaque como ‘Lara Crof’; ‘Tomb Raider’, ‘Salt’, ‘Turista’ ou mesmo’ ‘Mr. e Mrs. Smith’.

Jogos da Fome

Jennifer Lawrence é outro exemplo de mulher que fez com que o filme ‘Jogos da Fome’ batesse recordes de bilheteira. Os próprios produtos multiplicaram-lhe o ordenado no final da primeira temporada da saga.

Resident Evil

Milla Jovovich passou rapidamente das passarelas para o grande ecrã, em que já protagonizou vários filmes onde teve papéis de destaque. A saga ‘Resident Evil’ é apenas um dos exemplos onde esta mulher mostra a sua guerra, por entre um mundo de mortos vivos.

Catwoman

Michelle Pfeiffer foi a primeira atriz a interpretar este papel, sendo que já foram sendo feitos vários spin off deste filme, com várias atrizes diferentes. Sem dúvida que a primeira nunca se esquece.

Velocidade furiosa

Não é a atriz principalmente, mas é sem dúvida de relevo. Michelle Rodriguez é bastante conhecida pelas suas personagens fortes e destemidas.