Personalidades: como é que vai ser o seu regresso à rotina?

iStock-1213754580(1)

Sabemos que, em tempo de pandemia devido à Covid-19, o tão desejado regresso à normalidade vai tardar. Por enquanto, as nossas rotinas tomam outras dimensões e regras, e cada qual se habitua à realidade de forma diferente. Será que sabe qual é a sua personalidade no que diz respeito ao regresso à rotina?

Depois de mais de dois meses de confinamento e de um prometido regresso à normalidade que, na verdade, pouco tem de normal, várias são as formas de lidar com esta nova rotina, regras e restrições. A verdade é que esta quarentena trouxe muitas mudanças na vida dos portugueses e, depois de meses em confinamento, podemos gradualmente olhar para o futuro com mais alguma esperança, embora que ainda com os cuidados necessários.

A fase que estamos agora a viver é diferente da de há 3 meses e cada um de nós reagiu à sua maneira consoante a essência da sua personalidade. Estas mudanças traduziram-se em alterações na rotina, no modo de pensar e agir e até mesmo na relação comportamental.

Segundo Orlando Henrique, mental coach que estudou as várias personalidades em tempo de desconfinamento, “a vida nem sempre corre como planeamos, e se aceitarmos as coisas más, a nossa vida anda para a frente. Devemos sempre agradecer aquilo que temos. A esperança é uma coisa boa e uma coisa que nunca morre”. O especialista acrescenta ainda que “já estamos na altura de retomar um pouco da normalidade, mas, em que é que isso se traduz para cada personalidade? Como é que cada um o irá enfrentar?”, questiona em comunicado enviado à imprensa.

O especialista baseia-se num Eneagrama para dar estas respostas, sendo que esta é uma ferramenta que podemos utilizar em todo o nosso percurso de vida. Com uma vasta formação em Eneagrama, o mental coach define então o comportamento de cada uma das 9 personalidades perante esta situação de pós-quarentena.

Ora veja abaixo qual será a sua perspetiva perante a situação:

Perfeccionista – Busca pela excelência

Irá procurar rapidamente quais as melhores rotinas no novo enquadramento, dependendo do que aconteceu durante a maior parte da quarentena em termos de impacto na sua vida. Assim será mais fácil ou difícil a sua rapidez de adaptação.

Dador – Motivação e serviço aos outros

Vai entrar nesta nova realidade com muita disponibilidade para interagir e ajudar as outras pessoas. Pretende rapidamente esquecer algumas situações em que se sentiu frágil e, deste modo, focar-se bastante em ser prestativo.

Realizador – Obtenção de resultados

Terá uma nova vida, podendo inclusive definir planos e competições pós-quarentena, aumentando imenso os desafios desta nova realidade. Poderá ser dos primeiros a ter bons resultados e com melhor poder de adaptação.

Emotivo – O empenho de realizar uma paixão

Enfrentará alguma dificuldade na gestão das suas emoções. Dependendo de como entendeu e geriu a dificuldade que passou durante a quarentena, assim poderá ter maior ou menor resistência em retomar procedimentos efetivos de acordo com o que for melhor para si.

Observador – A importância da objetividade

Irá entrar nesta nova realidade de um modo calmo e seguro, como se nada tivesse acontecido. Durante o período de maior confinamento, recolheu muitas informações que lhe serão úteis para aumentar o seu conhecimento.

Duvidoso – Discernimento e planeamento

No seu quotidiano nesta nova realidade, o tipo 6 ainda poderá ter algumas dúvidas em relação à sua segurança e à da sua família. Poderá entrar em processo de verificação e de testes mais ativos que o seu normal. Irá procurar criar alguns formatos adicionais para poder encontrar maior equilíbrio nos seus pensamentos.

Entusiasta – Inovação e flexibilidade

O tipo 7 irá entrar nesta nova realidade com bastante entusiasmo e com múltiplas ideias que irão sofrendo algum decréscimo conforme for entrando em rotinas que entenda desnecessária ou supérfluas. Irá procurar uma nova realidade profissional para sentir uma motivação extra.

Controlador – Fazer acontecer coisas importantes

Estará disponível para fazer acontecer coisas em grande. Vai sentir-se cheio de energia porque considera que consegue sair vencedor da situação da pandemia. Vai estar mais ativo e disponível para ajudar as pessoas mais fracas mas muito forte em termos de conflito.

Harmonioso – Inclusão e consenso

Ou seja, o tipo 9 poderá estar com alguma dificuldade em retomar a sua principal atividade. O tempo em que esteve isolado poderá ter criado um estado energético baixo e que agora irá precisar de mais algum tempo até recuperar a sua “ação certa”. Efetivamente, poderá precisar de mais tempo que os outros.