Personalidades políticas, da cultura e amigos de décadas no adeus a Eunice Muñoz

Morreu a atriz Eunice MuÒoz
Eunice Muñoz a 21 de setembro de 2021 [Fotografia: André Kosters/Lusa]

“Minha irmã, minha amiga, partiste sem me despedir”, escreveu o ator Ruy de Carvalho no dia em que Eunice Muñoz morreu, a 15 de abril. Colega de cena e de vida, o ator foi um dos que prestou uma última homenagem à atriz, cujo velório decorreu na Basílica da Estrela, em Lisboa, esta segunda, 18 de abril, e segue esta terça-feira, 19.

O ator pediu para falar com a Polícia de Trânsito que estava no local e transmitiu ao oficial de serviço para informar aos jornalistas que não estava em condições de falar, por estar “muito emocionado”.

Uma despedida que tem sido protagonizada por altas figuras do Estado como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Também Carlos Moedas, autarca de Lisboa, marcou presença na despedida, a par de várias personalidades da cultura e da televisão.

“Fez teatro, televisão, cinema e tudo com paixão. Dividia a arte com os outros e ajudava os mais novos. Era uma doçura e foi assim até ao fim”, referiu o Presidente da República. “Teve as suas crises de saúde, foi assim que resistiu a uma, duas, três, quatro e depois já não resistiu, mas está connosco da mesma maneira”, concluiu o chefe de Estado.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa lembrou uma boleia desde Évora, em 2011, na qual conheceu uma mulher “única e de grande simplicidade” e finalmente o ministro da Cultura destacou “o talento e a intimidade de Eunice Munoz junto dos portugueses”.

Daniel Oliveira, diretor da SIC e o maestro António Victorino d’Almeida também marcaram presença.

A representar a classe artística passaram vários nomes conhecidos para um último adeus: José Raposo, Ana Zanatti, Júlio Isidro ou Manuela Maria mostraram-se emocionados.

Era uma grande amiga e professora. Todos nós temos de lhe agradecer os ensinamentos que ela nos deu sem querer. Nós víamos. Isso foi muito bom”, refere esta última atriz. “Tinha uma grande qualidade porque era uma grande atriz e depois era uma pessoa de uma simplicidade tão grande connosco. Depois uma cena arrebatadora perguntava pelo meu filho. Não era só colega”, rematou Manuela Maria.

Nota final para a neta de Eunice Munoz, Lídia Munoz, que saiu da Basílica da Estrela visivelmente consternada e acompanhada por amigos e familiares.

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à saída da Basílica da Estrela, onde prestou a a sua homenagem no velório da atriz Eunice Muñoz, em Lisboa, 18 de abril de 2022 [Fotografia: António Pedro Santos/Lusa]
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas (à direita) [Fotografia: António Pedro Santos/Lusa]
O apresentador de televisão Júlio Isidro [Fotografia: António Pedro Santos/Lusa]
O ator Ruy de Carvalho com a filha Paula Carvalho [Fotografia: António Pedro Santos/Lusa]
O velório segue esta terça-feira, 19 de abril, das 10 às 15 horas. Na hora seguinte, será celebrada uma missa de corpo presente, na Basílica da Estrela, estando a cerimónia de cremação prevista para o cemitério do Alta de São João, às 17 horas, de acordo com informações veiculadas pelo filho da atriz, António Muñoz.

Sem exigências para o seu funeral, Eunice Muñoz deixou, em entrevista ao programa da SIC Alta Definição de Daniel Oliveira, em 2011, o desejo de que as suas cinzas fossem depositadas nas imediações de um poço da casa onde cresceu. Porém, o filho da atriz diz tal não ser possível devido ao facto de a propriedade já não estar nas mãos da família. Assim sendo, as cinzas da atriz deverão ser lançadas nos campos da terra que a viu nascer, Amareleja, em Beja.

A atriz, de 93 anos, morreu na sexta-feira, 15 de abril, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória. Uma perda que levou o Presidente da República Marcelo Rebelo a declarar luto nacional para esta terça-feira, 19 de abril, dia do funeral de Eunice Muñoz.

Em atualização