Pessoas com menos relações sexuais porque… andam mais ocupadas, diz estudo

As pessoas estão a ter menos atividade na vida sexual por ocupadas com outras coisas. Quem o diz é o investigador Soazig Clifton.
[Fotografia: Womanizer Toys/Unsplash]

As pessoas estão a ter menos atividade na vida sexual por ocupadas com outras tarefas. Quem o diz é o investigador Soazig Clifton.

Depois de analisarem mais de 8 000 resultados de estudos entre 2009 e 2018, disponibilizados pela Pesquisa Nacional de Saúde e Comportamento Sexual, dos Estados Unidos, os investigadores perceberam que quantidade de vezes que as pessoas fazem sexo por mês tem vindo a decair ao longo das décadas.

Em 2001, a média era de cinco vezes e, em 2012, caiu para três e, este ano, a pesquisa foi adiada devido à pandemia da covid-19. E porquê? O coordenador da investigação concluiu que as pessoas passam mais tempo entretidas com os smartphones, tablets e computadores a jogar e a ligar-se a pessoas online em vez de terem relações sexuais com alguém que está próximo de si no mundo físico.

No entanto, segundo Clifton, as pessoas estão mais abertas a falar da sua vida sexual e de como não têm feito sexo.

A pandemia também veio piorar a situação de quem vivia longe do namorado ou estava solteiro. As pessoas ficaram em casa sem contacto com o mundo exterior, estando menos satisfeitas.

Soazig Clifton diz que estes estudos são importantes para poder conhecer a evolução da sociedade, em conjunto com outras áreas da saúde. O investigador adianta que a vida sexual é uma parte importante para muitas pessoas.

Estas pesquisas podem ser importantes para países em que a taxa de natalidade está em declínio por isso é essencial perceber “os padrões de comportamento sexual”.