O Peter Pan chega ao C. C. Colombo pela mão de Paula Rego

paula-rego
Fotografia de Adelino Meireles/Global Imagens

A exposição “O Mundo Fantástico de Paula Rego”, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, vai ser renovada, na próxima semana, com novas gravuras da pintora, inspiradas na obra literária “Peter Pan”, de J.M. Barrie, disse à agência Lusa a curadora da mostra.

A curadora da exposição, Catarina Alfaro, coordenadora da Casa das Histórias Paula Rego, disse à agência Lusa que as 21 novas gravuras datam de 1992, e substituem as gravuras inspiradas no romance “Jane Eyre”, de Charlotte Brontë, que provêm de 2002.

Catarina Alfaro afirmou que, nas obras que vão ser expostas, “a pintora usou a técnica da água-forte, água-tinta e às vezes a cor, enquanto na série ‘Jane Eyre’, experimentou a litografia e também alguma cor”.

“São obras diferentes que se baseiam em obras literárias diferentes”, disse a curadora, que citou algumas das obras, nomeadamente, “The Neverland”, “Learning to Fly”, “Wendy’s Song” e “Peter in the Bird’s Nest”. Dinamizar a exposição aproveitando a “vasta obra da Paula Rego”, foi a justificação dada por Catarina Alfaro para a apresentação de novas obras de arte, que se ligam à temática exposta e “multiplicam este efeito do mistério da obra de paula Rego”.

“A própria génese da obra da Paula Rego é muito aberta, muito livre, sem fronteiras; ela aborda os seus temas a partir de uma análise pessoal e necessariamente as obras delas comunicam muito com o presente. Ela faz um conjunto de obras muito interventivas, nomeadamente aquela série de obras na altura que houve um grande abstenção, sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, em 1998”, afirmou.

“O seu trabalho, à partida, está próximo de todos”, disse, mas reconheceu que, a expor num centro comercial, “é mais democrático, mais visitado” que um museu, o espaço ideal para ver a obra da pintora. A curadora reforçou que, todavia, “não há aqui uma grande contradição em termos da obra, pois esta é diluidora dessas hierarquias”, e “faz sentido mostrar a sua obra noutro contexto”.

Catarina Alfaro realçou ainda o facto de algumas obras que estão expostas no centro comercial não serem vistas há muito tempo, e citou a pintura “A Fada Azul conta um segredo ao Pinóquio”, que foi “emprestada generosamente por colecionador particular”, para figurar nesta mostra.

A exposição “O Mundo Fantástico de Paula Rego” encontra-se patente ao público no Centro Colombo e, desde a inauguração no passado dia 27 de junho, já recebeu mais de 120.000 visitas.

A mostra “cruza histórias pessoais e universais”, explicou à agência Lusa, na inauguração, a curadora Catarina Alfaro. “A obra da Paula Rego é muito coerente na forma como se tem organizado, e permite, através da literatura e das suas próprias experiências, fazer o cruzamento das histórias pessoais e universais”, declarou na ocasião.
A exposição, com as novas peças, fica patente até 27 de setembro.

Em abril último, estreou-se em Portugal um documentário sobre a vida e obra da artista plástica, intitulado “Paula Rego, Histórias & Segredos”, realizado pelo cineasta Nick Willing, filho da pintora. Também foi inaugurada uma nova exposição, com o mesmo título, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, nos arredores de Lisboa, que inclui a recriação do ateliê da pintora, a série de pinturas sobre depressão e uma seleção das obras mais importantes da artista. Essa mostra conta com cerca de 80 obras e ocupa as sete salas do museu, apresentando algumas pela primeira vez em Portugal, como a série “Depressão”, revelada em março, em Londres.
“O Mundo Fantástico de Paula Rego” insere-se no projeto “A Arte chegou ao Colombo”, que teve a sua primeira edição em 2011 e contou, no primeiro ano de arranque, com a parceria do Museu Coleção Berardo, na exposição dos trabalhos de quatro artistas nacionais — Joana Vasconcelos, Miguel Palma, Susana Anágua e Isaque Pinheiro.
Seguiram-se depois o Museu Nacional de Arte Antiga (2012), com a exposição “Andy Warhol — Icons” (2013), a instalação interativa “The Pool”, da artista norte-americana Jen Lewin (2014), e a “A Divina Comédia, de Salvador Dalí” (2015). No ano passado, a praça central do Colombo recebeu a exposição de fotografia de Terry O’Neill, “Faces of the Stars”.


Saiba mais sobre o filme da vida de Paula Rego.


Imagem de destaque:Fotografia de Adelino Meireles