Que os cavalos podem ser ótimos terapeutas, não é uma novidade, mas Peyo é uma verdadeira estrela em solo francês. O cavalo é visita assídua a hospitais e casas de repouso, onde leva um gesto de conforto aos pacientes – e falamos de conforto porque a relação deste animal, propriedade do artista e cavaleiro Hassen Bouchakour, é mesmo de proximidade com os acamados, da ala pediátrica – onde arranca sorrisos aos mais pequenos – aos cuidados paliativos, para uma derradeira injeção de serenidade.

Faz cerca de um ano que o Equideo, um canal de YouTube dedicado ao mundo equestre, partilhou a primeira parte de um documentário sobre este processo mágico. “Um cavalo no hospital, Peyo cavalo com coração” comoveu todos os meios de comunicação Europa fora e foi visualizado por mais de 25 milhões de pessoas. No final de novembro de 2018, foi lançada a segunda parte desta rodagem, efetuada no centro hospitalar de Calais.

E se o impacto positivo de Peyo é por todos louvado, incluindo o pessoal médico, nada melhor que ver o vídeo para tirar todas as teimas sobre a sua sensibilidade ao nível de um humano.

Conheça o destino do cão de George H.W. Bush, que está a comover a internet