Pierre Casiraghi, o príncipe que se juntou à ativista Greta Thunberg

Activist Greta Thunberg speaks during the global demonstration
Activist Greta Thunberg speaks during the global demonstration "Global strike for future" in central Stockholm, Sweden, March 15, 2019. TT News Agency/Henrik Montgomery via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. SWEDEN OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN SWEDEN.

Filho de Carolina do Mónaco, o príncipe Pierre Casiraghi juntou-se à ativista Greta Thunberg e está a navegar pelo Atlântico por razões ecológicas. O príncipe, de 31 anos, tornou-se o mais recente aliado da ativista, de 16, e juntos irão embarcar em prol das alterações climáticas. A embarcação saiu do Reino Unido esta segunda-feira, dia 12 de agosto.

[Pierre, Wikimedia]
A viagem está a ser realizada a bordo do veleiro Malizia II, que pertence a Pierre, e a viagem terá como destino Nova Iorque, para que participem na Cúpula de Ação Climática, que começa a 23 de setembro. O filho de Carolina do Mónaco irá assumir o leme do seu veleiro, que está equipado com painéis solares, juntamente com Boris Herrmann, o seu companheiro habitual de corrida. A travessia irá durar cerca de duas semanas e os luxos serão dispensados: só viaja apenas o essencial.

Para além do príncipe, o seu companheiro de corrida e Greta, na equipa está também o pai da ativista e uma equipa de cineastas. Uma vez que o veleiro é de competição e não está preparado para acolher a tripulação durante tanto tempo, as condições dos tripulantes serão minimalistas: saco de cama para dormir, sem sítio para tomar banho e cozinhar num pequeno forno de campismo – assim serão as próximas duas semanas.

A viagem será documentada em vídeo, uma vez que os cineastas presentes – que já têm vindo a acompanhar Greta nos últimos meses – estão a fazer um documentário sobre a sua vida e as suas iniciativas.

Como é que o príncipe chegou até Greta?

Há uns tempos, Greta utilizou a sua conta oficial de Twitter para desabafar que queria ir a este congresso em Nova Iorque mas que não sabia como o haveria de fazer, uma vez que não anda de avião para não contribuir com a poluição. Boris Herrmann, o colega de competição do príncipe Pierre, viu a publicação e lembrou-se que o veleiro poderia ser a solução.

Recorde-se que a ecologia sempre foi algo que preocupou o príncipe Pierre Casiraghi, que se começou a empenhar de forma ativa em várias campanhas a favor do meio ambiente quando participou numa das várias competições de veleiro e se apercebeu de quanto o mar está poluído e cheio de plásticos.

Greta Thunberg, a adolescente ativista que levou milhares às ruas