Pink oferece-se para pagar multa em nome de atletas que recusam competir de biquini

pink instagram
[Fotografia: Instagram]

A seleção feminina de andebol de praia norueguesa recusou-se a jogar em biquíni, usou calções. A iniciativa, que visava combater o sexismo imposto no uniforme e que é desproporcional face a equipas masculinas, valeu ao grupo de atletas uma multa, uma indignação mundial e agora a solidariedade. A cantora Pink revelou que está disposta a pagar esta coima em nome das atletas da Noruega e considera a decisão “sexista”.

Aliás, a artista norte-americana referiu mesmo no Twitter que “a Federação Europeia de Andebol (FEA) deveria ser processada por sexismo”.

Seleção feminina de anbedol de praia da Noruega [Fotografia: DR]
Seleção feminina de anbedol de praia da Noruega [Fotografia: DR]
A cantora, de 41 anos, ofereceu-se para pagar a multa aplicada a cada atleta – cerca de 150 euros – perfazendo um total para a equipa na ordem dos quase 1500 euros, imposta pela FEA. O organismo alegou o facto de as mulheres estarem a competir com “roupa imprópria” ao escolherem usar calções em vez de biquinis, no campeonato europeu de praia.

 

“Estou muito orgulhosa da equipa de andebol de praia norueguesa por terem protestado contra regras tão sexistas aplicadas aos seus uniformes”, escreveu no Twitter. Pink acrescentou ainda: “Força, senhoras. Ficarei muito feliz por pagar as vossas multas por vós. Continuem.”

Recorde-se que o caso teve lugar na semana passada, aquando do jogo que opôs a selecção norueguesa à espanhola, num campeonato que decorria em Varna, na Bulgária.