Uma droga legal a partir das 23h00 e em noites de chuva

Uma chávena de pipocas, sem ‘enfeites’ como açúcar, sal, manteiga ou caramelo tem cerca de 30 calorias. O problema surge porque nunca se come só uma, e ninguém dispensa os enfeites, não é? São como o pão, só mesmo acabado de fazer é que marcha sem nada.

A variante mais saudável é fazê-las sem óleo algum, apenas com um borrifo generoso de água. Mas queimam muito mais facilmente e a panela vai para o lixo. Como tudo o minimamente gourmet, têm que ter gordura. Óleo primeiro para poparem, pouco, uma colher de sopa basta, e manteiga no fim. Daqui é sempre a subir, quer no sabor, quer nas calorias, até ao delírio americano das pipocas com manteiga e caramelo salgado, onde a singela chávena dispara para as 230 calorias em média.

A boa notícia é que pelo meio entram-nos no organismo alguns bons nutrientes em baixa percentagem, como vitaminas A, B e D, cálcio, ferro, magnésio, selénio e zinco, entre outros ainda mais residuais; pense nisto enquanto enche a terceira taça, é um pequeno mas meritório consolo.

E por agora são ótimas para aquecer as pontas dos dedos nestas noites de nortada.