PJ detém violadores que atuavam na grande Lisboa. Uma das vítimas morreu

violacao-shutterstock

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem por indícios da prática dos crimes de violação, homicídio e furto qualificado de uma jovem de 21 anos, no concelho de Loures, no início de novembro.

Em comunicado, a PJ refere que os factos ocorreram no passado dia 8 deste mês e que a jovem se encontrava no interior de um quarto que tinha arrendado numa residência, quando foi surpreendida pelo homem, de 27 anos, que habitava num outro quarto da mesma residência.

“O suspeito forçou a vítima a manter relação sexual de cópula, vindo, na sequência da resistência da mesma, a retirar-lhe a vida, mediante uso de força física”, explica a PJ.

Depois de matar a jovem, o homem apoderou-se de alguns bens que lhe pertenciam, “com o propósito de obter dinheiro com a sua venda”. O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial e ficou em prisão preventiva.

O outro caso diz respeito a um homem detido por indícios da prática dos crimes de rapto, violação e roubo, também no início deste mês, junto a uma estação de comboios da Linha de Sintra.

Os factos ocorreram no dia 6, ao início da tarde, quando o agressor abordou a vítima, uma jovem de 19 anos, num parque de estacionamento junto a uma estação de comboios da Linha de Sintra.

Sob a ameaça de uma arma de fogo, prossegue a PJ, o agressor obrigou a jovem a entrar na viatura, roubou-lhe o cartão multibanco, obrigando-a a revelar o código, e levantou a totalidade do dinheiro existente na conta bancária da vítima.

“Com a vítima no interior da viatura, com os olhos vendados e sob ameaça de arma de fogo, conduziu-a até um motel, onde consumou a violação, num contexto de elevada intimidação e violência”, acrescenta.

A vítima acabou por ser abandonada, ao final da tarde, junto a outra estação ferroviária da Linha de Sintra.

A PJ acrescenta que o presumível autor, que ficou em prisão preventiva após interrogatório judicial, tem antecedentes pela prática de crimes da mesma natureza.

Três mulheres violadas em agosto nas mesmas zonas

Em setembro deste ano, três mulheres foram violadas, na mesma semana, também nos concelhos de Sintra e de Loures. Os casos denunciados terão ocorrido em Queluz, Cacém (Sintra) e Sacavém (Loures), com a particularidade de terem acontecido junto a zonas de transportes públicos.

Em Sintra, ocorreram perto das estações de comboio que servem o concelho. Já o agressor de Sacavém terá violado a vítima depois de lhe ter perguntado a que horas era o último autocarro e de lhe ter pedido o telemóvel para fazer uma chamada, Face à recusa terá agarrado e violado a mulher, noticiou na altura o DN.

Governo pede acompanhamento e vigilância aos municípios

Em entrevista recente ao Delas.pt, a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, exortou os municípios, sobretudo os que sejam autoridades de transporte, a fazerem mais pela segurança das mulheres nos espaços públicos e associados à mobilidade dos cidadãos.

Tivemos, nas últimas notícias, uma incidência de situações de violação junto a zonas de transportes públicos. Por que não os municípios que sejam autoridades de transporte, tal como as áreas metropolitanas, fazerem auditorias de segurança pública com este enfoque e esta perspetiva de género?”, questionou a governante, lançando o desafio.

A violação foi o crime violento que mais subiu em 2017. Segundo dados do Relatório Anual da Segurança Interna RASI), no ano passado este crime aumentou 21,8%, correspondendo a mais de 400 casos registados. De acordo com o RASI, os agressores são esmagadoramente do sexo masculino (99,2%), e as vítimas do sexo feminino (90,7%).

AT com Lusa