Plágio da camisola da Póvoa do Varzim faz disparar vendas e estilista reconhece erro

atelie poveiro

A polémica estalou há pouco menos de um dia, mas já há uma carta de protesto a rumar para a designer que plagiou a camisola poveira, tradicional de Póvoa do Varzim, e cerca de três dezenas de interessados.

Maria da Luz Ferreira, do atelier Poveiro, conta ao Delas.pt os efeitos da cópia da peça tradicional feita por parte de Tory Burch, criadora norte-americana com património estimado em perto de mil milhões de dólares. “Hoje já recebi cerca de 30 telefonemas e encomendas, uma delas será para uma pessoa que vai estar com a estilista em Bruxelas e vai levar a camisola como forma de protesto”, antecipa.

Depois de ter pegado na simbologia piscatória português, de ter dito que se tinha inspirado na cultura mexicana e de a comercializar por 695 euros, eis que reproduziu, com ligeiras alterações, uma tradição com cerca de cem anos que se está a certificar e gerou indignação.

camisola
[Fotografia: DR]
Maria Luz Ferreira, artesã do Atelier Poveiro e que reclama o registo do nome da camisola, diz tratar-se de um plágio claro. “A peça apresentada tem aligeiras alterações técnicas na parte do cós, nos punhos, no cordão e nas aberturas laterais, mas utilizou os nossos bordados e a simbologia marítima, copiou os desenhos”, revela ao Delas.pt esta costureira que dá formação a quem queira aprender a técnica. “Como é que uma estilista, com o poder que ela tem, cai no erro de fazer uma cópia?”, indaga a artesã, que tem comercializado a peça a 90 euros e para dias especiais: “como cantar as janeiras ou procissões”.

Maria da Luz Ferreira espera que, com a carta enviada apela associação PátriaPove, a criadora se retate e reponha a verdade. Mas uma coisa agradece desde já: “Ela colocou no uso quotidiano uma peça tradicional que só se usava em dias de festas”, refere.

A autarquia já ameaçou avançar com um processo e estilista já reconheceu o erro esta tarde nas redes sociais. “Pedimos sinceras desculpas aos Portugueses – foi levado ao nosso conhecimento que atribuímos erroneamente uma camisola da nossa coleção Primavera 2021 como inspirada em Baja – Mexico. Foi um erro não termos feito referência às bonitas e tradicionais camisolas de pescador tao representativos da cidade da Póvoa de Varzim. Estamos a corrigir este erro de imediato, e iremos notar e honrar que esta camisola foi inspirada nas tradições portuguesas”, lê-se no post publicado no Facebook. “Queremos reconhecer ainda mais essa importante tradição, e estamos a trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim de forma a encontrar as melhores soluções para apoiar os artesãos locais. A Tory Burch representa a inclusão e a celebração de diversas culturas, iremos nos esforçar para fazer o melhor no futuro. Por favor visitem www.cm-pvarzim.pt”, acrescenta.